Atps - psicologia geral

Páginas: 14 (3251 palavras) Publicado: 29 de março de 2014
Capítulo 4
BALANÇO PATRIMONIAL

OBJETIVOS
Ao final deste capítulo, o aluno terá condições de:
Identificar os grupos do Balanço Patrimonial;
Reconhecer os critérios de avaliação do Ativo e do Passivo;
Elaborar o Balanço Patrimonial;

INTRODUÇÃO
Para a Contabilidade o termo técnico Conta é uma denominação dada aos Elementos Patrimoniais, aos Bens, aos Direitos, às Obrigações e aoPatrimônio Liquido, assim como aos elementos "de resultado", isto é, às Receitas e às Despesas.
A Lei nº 6.404/76, Lei das S.A.(alterada pelas leis 11.638/07 e 11.941/09), no seu Capítulo XV, Seção III, estabelece as regras a serem observadas para a elaboração do Balanço Patrimonial, no que tange ao conteúdo de cada Grupo de Contas do Balanço.
Os fatos escriturados que servirão de base para aelaboração do balanço devem obedecer ao disposto no Artigo 177 dessa lei, que diz:
Artigo177- A escrituração da companhia será mantida em registros permanentes, com obediência aos preceitos da legislação comercial e desta lei e aos princípios de contabilidade geralmente aceitos, devendo observar métodos ou critérios contábeis uniformes no tempo e registrar as mutações patrimoniais segundo oregime de competência.
Para a elaboração do Balanço Patrimonial, a Lei desce ao detalhamento de especificar as maneiras de como, nele, as Contas devem ser arranjadas:
Artigo 178- No balanço, as contas serão classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem, e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da companhia.

No Ativo, as contas serãodispostas em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos nelas registrados, nos seguintes grupos:
I - ativo circulante;
II - ativo não circulante, composto por ativo realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível.

No Passivo, as contas serão classificadas nos seguintes grupos:
I - passivo circulante;
II - passivo não circulante;
III- patrimônio líquidodividido em capital social reserva de capital, ajustes de avaliação patrimonial, reservas de lucros, ações em tesouraria e prejuízos acumulados;
Os saldos devedores e credores que a companhia não tiver direito de compensar serão classificados separadamente.

Para facilitar a compreensão, mostramos a seguir os Grupos de Contas que devem compor o Balanço Patrimonial.

Bens e DireitosObrigações



ATIVO
A Lei prescreve que no Ativo as contas devem ser “dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos nelas registrados”.
Quando a Lei se refere a essa classificação, está determinando que no Ativo as contas que devem encabeçar a lista são as que se transformam (se convertem) mais rapidamente em dinheiro. Daí por que as contas Caixa e Bancos encabeçam o topo(início) do Ativo.


GRAU DE LIQUIDEZ: Significa a velocidade com que um dado bem pertencente ao Ativo de uma empresa pode ser convertido em dinheiro.
Quanto maiores forem as condições de liquidez de uma empresa, melhores são as suas condições para saldar passivos e comprar ativos.

ATIVO CIRCULANTE: Refinando a prescrição de como as contas do Balanço Patrimonial deverão ser classificadas, aLei nº 6.404/76 prossegue:
Artigo 179 - As contas serão classificadas do seguinte modo:
I - no ativo circulante: as disponibilidades, os direitos realizáveis no curso do exercício social subsequente e as aplicações de recursos em despesas do exercício seguinte.

ATIVO CIRCULANTE
O que se deve entender por ATIVO CIRCULANTE?
DESENHARRRRRRRRRRRRRRR







O que são asDisponibilidades
Na Contabilidade, as Disponibilidades correspondem aos recursos que estão disponíveis de imediato.
Considera-se "em disponibilidade" o dinheiro em Caixa e em Bancos, que pode ser usado para efetuar quaisquer pagamentos.


O que são e a que se referem os Direitos Realizáveis no Curso do Exercício Social Subsequente?
Considera-se que são Direitos Realizáveis no Curso Do Exercício...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicologia geral
  • Psicologia geral
  • Psicologia geral
  • Psicologia geral
  • Psicologia em geral
  • Psicologia geral
  • Psicologia geral
  • Psicologia geral

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!