ATPS POLITICASEGURIDADE 2

2212 palavras 9 páginas
FACULDADE ANHANGUERA DE CAMPINAS - UNIDADE 3
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
POLITÍCA DE SEGURIDADE SOCIAL

2014

Serviço Social
5ª Série Campinas – Pólo 3

INTEGRANTES DO GRUPO
NOME
RA
Denise de Toledo Santos
4925921680
Marcela Azevedo Franco de Godoy
4351851319
Radije Hindi de Oliveira
3875600032

DISCIPLINA DE POLÌTICA DE SEGURIDADE SOCIAL

Desafio apresentado ao curso de Graduação em Serviço Social, Disciplina de Política de Seguridade Social sociologia, pela Tutora á Distância Profº. Laura Santos e Tutora Presencial Emilene Pereira Costa.

- 2014 -

O presente desafio tem como objetivo abordar e promover discussões sobre política de seguridade social, as implicações jurídicas, políticas e sociais em prol da cidadania.
Na primeira etapa abordaremos brevemente o sistema constitucional tributário no Brasil, seu conceito e as espécies de contribuições existentes na Constituição Federal e as destinadas ao financiamento da seguridade social.
Na segunda etapa elucidaremos as emendas constitucionais, seus objetivos, quando elaborar e pra que servem, focando nas emendas 27/00 e 20/98.
Ao realizar a terceira etapa refletiremos sobre os textos de Aldaíza Sposati sobre a seguridade, elencando os principais apontamentos entre eles.
Em seguida elaboraremos um plano de ação no formado 5W2h, discutindo o perfil do profissional de serviço social na área da previdência social , divulgando através de campanha e distribuição de folder contendo informações sobre os direitos dos beneficiários da previdência social.

Etapa 1- O SISTEMA CONSTITUCIONAL TRIBUTÁRIO BRASILEIRO

O conceito de tributo é definido no art. 3º do Código Tributário Nacional como:
Citação “Art. 3º Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo

Relacionados