ATPS Politica De Seguridade Social

Páginas: 8 (1784 palavras) Publicado: 19 de junho de 2015


UNIEDUCAÇÃO POLO CATALÃO – GO
SERVIÇO SOCIAL









DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO












CATALÃO – GO/Maio de 2014












“DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DOS PAISES DO AGRUPAMENTO BRASIL, RUSSIA, INDIA, CHINA E AFRICA DO SUL E SUA INFLUÊNCIA NA ECONOMIA MUNDIAL”.


















CATALÃO – GO/Maio 2014
INTRODUÇÃO

A força coletiva das economias do BRICSS (Brasil, Rússia, Índia, China eÁfrica do Sul) é de crescente importância para a economia global. Enquanto as economias maduras em todo o mundo lidam com os déficits orçamentários elevados, crescimento anêmico e aumento do desemprego, os países do BRICSS estão se expandindo rapidamente, tirando as pessoas da pobreza e impulsionando a economia global. A maneira pela qual os líderes da conturbada zona do euro recentemente pediramrecursos a estes mercados para ajudar a aliviar a crise da dívida soberana marca mais um passo definitivo na transição de poder econômico do ‘oeste’ para o ‘leste’.

O objetivo deste artigo é comparar o desenvolvimento econômico dos países do agrupamento Brasil, Rússia, Índia, china e África do sul e sua influência na economia mundial.





















A IMPORTÂNCIA DO BRICSS PARA ODESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Há trinta anos não se imaginava a mudança geopolítica e econômica que a ascendência dos países que compõe o grupo denominado BRICSS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) provocaria no cenário internacional. O Brasil vivenciava fortemente a estagnação econômica que levou os anos de 1980 a ser conhecida como "a década perdida", a Rússia ainda vivia sob um regime comunista,a Índia engatinhava em sua busca pelo comércio externo, e a China iniciava reformas para abrir seu imenso mercado consumidor às empresas capitalistas.

Três décadas depois estes países lideram a retomada do crescimento econômico global após uma severa crise, entre 2008 e 2009, ter abalado as estruturas financeiras dos países mais desenvolvidos. Para consolidar este novo posicionamento eimportância no cenário mundial, os países do BRICSS (acrônimo criado pelo economista chefe do banco Goldman Sachs, Jim O´Neill, em 2001) se articularam buscando formas de aumentar sua participação nos rumos econômicos do planeta, bem como uma maior inserção na política internacional, seja por meio de uma participação mais relevante em organismos multilaterais, seja reforçando entre si posicionamentos eparcerias comerciais e tecnológicas.

A busca por uma maior cooperação no cenário político internacional reflete o crescimento que estes países obtiveram nos últimos anos, especialmente no âmbito econômico. De acordo com dados do Banco Mundial, em 1990 os países do BRICSS representavam 8% Produto Interno Bruto (PIB) mundial, e em 2006 passaram a representar 12% da economia global. O comérciointernacional é uma das dimensões na qual a importância dos BRICSS aumentou visivelmente. No mesmo intervalo de tempo, o peso destes países no comércio mundial passou de 3,9% para 10,6%, excetuando-se deste total a Rússia, cujos dados de 1990 não estão disponíveis.

Apesar do expressivo crescimento da corrente global entre 1996 e 2008, que praticamente dobrou nesses 12 anos, Brasil, Rússia, Índia e Chinaexpandiram suas exportações a taxas ainda mais elevadas e reforçaram a sua importância no mercado mundial.

Já em 2008, as economias destes países respondiam, em conjunto, por 15% da economia mundial, com um PIB conjunto de US$ 8,9 trilhões. Considerando o PIB pela paridade de poder de compra, esse índice é ainda maior: mais de US$ 15 trilhões, ou 21%.

O Brasil é, possivelmente, a economia maisdiversificada do BRICSS e apresenta-se como uma potência agrícola, grande produtor de energias renováveis, além de expertise na construção aeronáutica civil, bem como de manufaturados diversos. A descoberta de grandes bacias petrolíferas em águas ultra profundas da Plataforma Marítima brasileira, na camada conhecida como Pré-Sal, abre um novo campo de oportunidades para a economia do país,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • atps de politica e seguridade social
  • Atps Politica De Seguridade Social
  • Atps política e seguridade social
  • atps politica e seguridade social
  • Política de Seguridade Social ATPS
  • Atps de política de seguridade social
  • ATPS de Política da Seguridade Social
  • Atps de politica de seguridade social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!