ATPS POL TICAS ESPECIAIS PRONTA

1036 palavras 5 páginas
Faculdade Anhanguera – UNIDERP
Belo Horizonte – Unidade II

Serviço Social

POLÍTICAS ESPECIAIS

LUÍZA CARDOSO CAMPOS - RA 4336719125
MARIA DA SOLEDADE MOREIRA ROCHA - 3808612377
MILVANIA VIEIRA DE SOUZA LOPES - RA 4336820911
Tutora EAD: Jôsi Greffe
Maria Aparecida dos Santos Correia
Tutora Presencial: Daniela Correa.

BELO HORIZONTE / 2015

INTRODUÇÃO:
A sociedade brasileira é composta por várias etnias, em sua face mais perversa, das desigualdades sociais decorrentes da origem racial, tem sido questionada e fortemente combatida por diversos setores. Ainda se verifica uma dose significativa de preconceitos e discriminações como por gênero, etnia, portadores de deficiências entre outros. O combate a estas formas de exclusão social requer execução de políticas públicas capazes de restabelecer os Direitos
Humanos dessas populações vulneráveis.
O presente trabalho busca refletir sobre a discriminação racial e a intervenção do Serviço Social; desenvolver campanha destinada a combater a discriminação de gênero; criar uma política de “Ação Afirmativa” na instituição de ensino onde busca efetivar a inclusão da Educação Especial na atualidade.
“Preservar e promover a diversidade é um desafio fundamental para conviver socialmente de uma forma saudável e pacífica”.

1ª ETAPA - DISCRIMINAÇÃO RACIAL NA
SOCIEDADE BRASILEIRA
Embora os termos racismo, preconceito e discriminação sejam usualmente utilizados como sinônimos, não se confundem entre si:





O “racismo” tem por premissa a existência de uma hierarquia entre determinados grupos humanos. Trata-se, portanto, de uma hierarquização na escala humana.
O “preconceito” pode ser entendido como um juízo antecipado. Assim, o preconceito não está unicamente ligado o critério racial, mas pode também assumir vertentes religiosas, culturais, políticas, étnicas, econômicas, sexuais, dentre outros.
A “discriminação” elege-se um determinado grupo, que não se interage com outro, em função exclusiva de suas características étnicas,

Relacionados

  • Inteligência artificial
    173775 palavras | 696 páginas
  • Pedagogia
    32482 palavras | 130 páginas
  • Willibaldo Schimidell Urgel De Almeida Lima Eug BookZZ
    191056 palavras | 765 páginas
  • Bizús de enfermagem
    145457 palavras | 582 páginas