ATPS Pesquisa Teoria Geral de Sistemas

Páginas: 11 (2502 palavras) Publicado: 20 de maio de 2015
Dados
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Dados são um conjunto de informações, podendo ser organizadas ou não. Informações qualitativas, quantitativas, categóricas ou indefinidas.
Mais profundo que isso, cada ciência trata Dados de acordo com suas características distintas. Por exemplo, na Ciência da Computação, Dado é a menor informação fornecida ou processada por um computador, logo,Dados são um conjunto de informações.
Dado: à luz da Ciência da Informação
Definimos dado como uma seqüência de símbolos quantificados ou quantificáveis. Portanto, um texto é um dado. De fato, as letras são símbolos quantificados, já que o alfabeto por si só constitui uma base numérica. Também são dados: imagens, sons e animação, pois todos podem ser quantificados a ponto de alguém que entra emcontato com eles, ter eventualmente dificuldade de distinguir a sua reprodução, a partir da representação quantificada, com o original. É muito importante notar-se que qualquer texto constitui um dado ou uma seqüência de dados, mesmo que ele seja ininteligível para o leitor.
O dado, a informação e o conhecimento
O dado na tecnologia da informação é a representação física de um evento no tempo e espaçoque não agrega fundamento para quem o sente ou recebe, não podendo ser possível entender o que ele representa ou para que ele existe. Podemos ter como exemplo um número, se somente esse número for disponibilizado para alguém ou para o tempo e espaço, por alguém ou por um evento, não é possível saber o que ele significa ou o que ele representa, podendo representar qualquer coisa ou não representarnada, porem no momento que existir uma agregação com outro dado ele passa a ser ou não uma informação.
A informação é o dado organizado, um texto pode ser uma informação uma fonte de muitas informações, ou um conjunto de informação, pois se os dados agrupados gerarem sentido para quem o lê e ficando claro ou não (valor da informação se da à qualidade com a qual é disponibilizada, reduzindo ouaumentando a probabilidade de interpretação ambígua pelo emitente, quanto mais precisa, mais valiosa ela se torna), a que se refere, o dado passa a ser o valor de um determinado item, evento do que se refere. Um relatório, um boletim escolar, uma folha de pagamento são exemplos de informação, desde que faça sentido a quem o vê.
O conhecimento é resultado de varias informações organizadas de formalógica e suficiente para criar um evento, tornar possível um evento ainda não conhecido ou o poder de entender um evento, suas causas, eventos anteriores e suas causas, eventos da causa, evento resultante de causas, o poder de manipular eventos e causas.


O especificado fica nítido ao observar a seguinte tabela:
O dado a informação e o conhecimento
Dado
Informação
Conhecimento
Simples observaçõessobre o estado do mundo
Dados dotados de relevância e propósito
Informação valiosa da mente humana Inclui reflexão, síntese, contexto
Facilmente estruturado
Facilmente obtido por máquinas
Freqüentemente quantificado
Facilmente transferível
Requer unidade de análise
Exige consenso em relação ao significado
Exige necessariamente a mediação humana
De difícil estruturação
De difícil captura em máquinasFreqüentemente tácito
De difícil transferência

FONTE: Devenport, Prusak – 1998 – p.18
Observe -
Quando a informação esta em uma máquina, e essa máquina não tem inteligência suficiente para entender a informação, a mesma é armazenada como um tipo, essa informação passa a ser um dado no ponto de vista da máquina. Um exemplo é uma redação, ela tem sentido para quem ler, mas não tem sentido para umamáquina não inteligente, neste caso o sentido real dela é perdido, ou seja, a redação é um dado para essa máquina.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dados
Informação
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Informação é o resultado do processamento, manipulação e organização de dados, de tal forma que represente uma modificação (quantitativa ou qualitativa) no conhecimento do sistema (pessoa, animal...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ATPS
  • ATPS Teoria geral de Sistemas
  • Atps teoria geral de sistemas
  • Teoria geral sistemas atps
  • Atps teoria geral de sistemas
  • ATPS Teoria Geral de Sistemas
  • Atps
  • ATPS Teoria Geral de Sistemas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!