ATPS ORGANIZA O E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL 1

3257 palavras 14 páginas
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA

ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL

Amanda Luiz Vieira - R.A. 5322939196
Eliciano Rodrigues da Silva - R.A. 5720161686
Lorena Souza Turatto – R.A. 5544136679
Mércia Cristina Silva Feitosa – R.A 5568147596
Silma Maria de Moura Coutinho – R.A. 5590155055

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Organização e Metodologia do Ensino Fundamental”, sob orientação do professor-tutor a distância Adalgisa Bergamin Diples.

SÃO PAULO / SP

Introdução

Ao desenvolvermos este trabalho visamos entender melhor a estrutura e o funcionamento da educação no ensino fundamental de nove anos. Observamos a importância do magistério e da sociedade na aprendizagem do aluno. A elaboração de um mapa conceitual e observações das atribuições do MEC no território brasileiro. Nota-se que o sistema organizacional do MEC observando as vantagens e desvantagens no Ensino fundamental de nove anos, e, fazendo uma comparação com base em vários autores e suas teorias, tais como Jean Piaget, Henri Wallon e Lev Vygotsky, os quais estudaram o processo de ensino aprendizagem em todas as fases de desenvolvimento da criança, como sujeito atuante neste processo.

Sistema Educacional Brasileiro

De acordo com o artigo 29 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: “A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade”. Através de uma programação pedagógica baseada no Referencia Curricular Nacional para a Educação Infantil, a Escola oportuniza diversificados âmbitos de experimentação e atividades, afim de possibilitar à criança o desenvolvimento social, intelectual, afetivo e pessoal, harmonioso e coerente, para construção de uma autoestima

Relacionados