ATPS ORGANIZA O E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL ETAPA 1

534 palavras 3 páginas
FACULDADE ANHANGUERA DE RONDONÓPOLIS
PROFª MARIMAR CURSO: PEDAGOGIA 5ºSEM.
ORGANIZAÇÃO E METOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL
DISCENTES: FRANCISCA LUCIANO ALVES RA: 6822488136 MARICLEIDE INACIO DE SOUZA RA: 6814003302 MIRIAN DIAS ALVES RA: 6622337811 SILVIANE PEREIRA DA SILVA RA: 6661409377

ATPS – ETAPA 1
Produzir um texto dissertativo-argumentativo envolvendo as três definições de Criança, Educação Infantil e Ensino Fundamental.
Visando compreender e fortalecer nosso aprendizado a cerca das concepções de criança, educação infantil e ensino fundamental, o presente texto relata de forma objetiva, e com base nos textos indicados na ATPS e nosso PLT, essas definições.
Seguindo a linha de pensamento do autor Michel Aires de Souza,(Blog – Filosofonet),ser criança é tornar-se livre. Ele cita o filósofo alemão Nietzsche, dizendo que a criança é pura espontaneidade, necessidade, liberdade, não sente culpa, não tem malícia e sua vida consiste em brincar. Ao brincar ela cria e recria, constrói e destrói. Ela não entende o mundo dos adultos, faz porque deseja, faz porque gosta.
No artigo que trata da Convenção sobre os direitos da criança, (p.6); criança é todo o ser humano menor de 18 anos, salvo se, nos termos da lei que lhe for aplicável, atingir a maioridade mais cedo. Para legislação brasileira a criança é um ser dotado de direitos e como tal deve ser garantido nas esferas municipais, estaduais, municipais e federais.
Segundo o artigo sobre Educação Infantil, o referencial curricular nacional diz que a constituição e a LDB/96, coloca a Educação Infantil como a primeira etapa da educação básica e tem por finalidade o desenvolvimento integral da criança do 0 aos 6 anos, com a promoção dos aspectos físicos, psicológicos, sociais, intelectuais e culturais.
A legislação educacional brasileira, estabelece que o Ensino Fundamental compreende a segunda

Relacionados