ATPS ORGANIZA O CORRIGIDA 2

1823 palavras 8 páginas
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

A ORGANIZAÇÃO SOCIAL NO BRASIL
SERVIÇO SOCIAL

Caruaru – PE 2014

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
A ORGANIZAÇÃO SOCIAL NO BRASIL
SERVIÇO SOCIAL
TUTOR A DISTÂNCIA: PROF.ª MARIA CLOTILDE BASTOS
TUTOR PRESENCIAL: Mª DO CARMO NASCIMENTO
3ºPERIODO
.
ACADÊMICOS:
Joselina Bezerra Brito de Carvalho
RA: 427282
Josilene Matias da Silva
RA: 427324
Lucimere Cristiane dos S.A. Barbosa RA: 434525
Maria Elaine Teixeira Belo
RA: 398108
Juliana Leonardo de Aquino
RA: 8116728417

Caruaru – PE 2014

CINE SOCIAL
1-FILMES QUE REMONTAM A REALIDADE BRASILEIRA
A história brasileira conta com muitas lutas e sangrentas conquistas. O país desde o meio do século
XX e início do século XXI vem passando por revoluções que não se limitam a pequenos grupos sociais, mais sim a todo contexto social, político e econômico. Filmes reproduzindo situações da década de 40, 60 e 90 são instrumentos que evidenciam realidades que mudaram e outras que existem até então.
Os filmes Capitães da areia, Cidade de Deus e Carandiru remontam características que remetem a situação social; Mostrando pessoas que vivem á margem da sociedade, sem estrutura e leis, jovens e adolescentes que já interagem com bandidos, assaltos, drogas e muita violência. Muitos por necessidade e outros roubam e matam por pura maldade. Além disso, é visto a precariedade do sistema carcerário(mostrado no filme Carandiru), onde presos viviam como se estivem numa favela; Tinha acesso á drogas, armas e não existia nenhuma oportunidade de ressocialização.
Dentro destas realidades abordadas nos filmes, Percebe-se algo que é inerente em todos os filmes: A corrupção da polícia e a Omissão do governo. Vemos então que o dever do estado é dar assistência e proteger, mas a uma diferença entre Dever e Prática. Esta diferença acontece pela me distribuição de renda, a precariedade dos serviços públicos e a desatenção ás crianças e adolescentes. E quem

Relacionados