ATPS MORFOLOGIA

457 palavras 2 páginas
Passo 1- MORFOLOGIA

Os artigos que foram apresentados abordam sobre o afixo - ão e sobre afixos intensivos, exemplos, - super, - mega, - inho, - issimo, no processo de formação das palavras. Também cita sobre o uso recente de afixos intensivos no cotidiano para novas palavras como se fossem “gírias” dentro de uma sociedade.
Os afixos que foram mostrados mostram que podemos formar várias palavras, porém temos que ter conhecimento se está correto ou não segundo o afixo certo em certos radicais. Esse processo está sendo muito utilizado em grupos de pessoas como se fossem dialetos, como no caso, utilizar afixos de aumentativo e diminutivo juntos numa mesma palavra, exemplos: super-barat-inho; hiper-bon-zinho. Este processo de formação não está errado, pois daria para entender que é para indagar mais ainda uma expressão.
No caso do afixo – ão ele pode ser utilizado em vários processos de formação, como um afixo intensivo, um que dê a intenção de ação, em adjetivos, substantivos, entre outros casos. Devemos só ter um olhar crítico para quando analisar alguma palavra que contenha este afixo por haver palavras que não precisam ter o – ão como afixo e sim uma parte do radical da palavra.
Praticamente, os usos de afixos são bem estudados pelo fato de que eles que formam, na maioria das vezes, palavras novas, então, é muito interessante ter um conhecimento em cima deste assunto para poder ter um olhar mais analítico no processo de formação.
Portanto, como futuros professores, temos que ter uma bagagem boa em Morfologia para que, mais para frente, estejamos prontos para qualquer tipo de dúvida dos alunos e lecionar de uma forma eficaz.

Passo 2
Palavras e seus Sufixos
Sufixo - INHO
Sufixo - ÃO
MEDINHO
BOCÃO

CONSAGRAÇÃO

CRIAÇÃO

AÇÃO

CONVICÇÃO

EVOLUÇÃO

DISCUSSÃO

CIDADÃO

ESTADÃO

MED-INHO = Medo no diminutivo.
BOC-ÃO = Boca grande.
CONSAGRA-ÇÃO = Ato de consagrar.
CRIA-ÇÃO = Ato de criar.
CONVIC-ÇÃO = Ato de crer, ser convicto.
EVULU-ÇÃO = Ato de evoluir.
DISCUS-SÃO =

Relacionados