ATPS Materiais1

3130 palavras 13 páginas
Sumário
1 – Introdução 2
2 – Conceitos teóricos 2
2.1 - Pisos Industriais 2
2.2 - Concreto para piso industrial 3
2.3 - Ensaio de slump e umidade, moldagem de corpo de prova, Relação água cimento e Taxa de argamassa. 4
2.4 – Aditivos. 5
3 – Estudo de caso 7
3.1 – Referência de Parâmetros para modificação do traço. 7
3.2 – Traço padrão 8
3.3 – Alteração do traço padrão 8
4 - Conclusão 15
5 – Referências bibliográficas 16

1 – Introdução

Temos como objetivo neste relatório modificar um traço padrão (anexo), apresentado em laboratório pelo Professor da disciplina de materiais de construção civil II, conforme o tema escolhido melhor concreto para piso. A partir da tabela de classificação de piso extraída da ACI-302, escolhemos o uso para Pisos industriais sujeitos a cargas leves em áreas de fabricação, processamento e depósito, com FCK mínimo de 25MPa conforme os cálculos de carregamento previsto para cada tipo de utilização, e um consumo mínimo de cimento de 300Kg a 320kg por metro cúbico de concreto.
O concreto possui três propriedades características, resistência à tração, resistência a compressão e módulo de elasticidade, que são medidos com ensaios em laboratórios para atender normas Técnicas, controle de qualidade e especificações do projeto.
A dosagem de concreto é um processo através do qual se obtém a melhor proporção entre o cimento, agregados, água e aditivos para a produção de concretos que atendam a certas especificações básicas, tais como trabalhabilidade, no estado fresco, e resistência à compressão quando endurecido, visando sempre o menor custo.
Existem vários métodos de dosagem de concreto, os mais utilizados em empresas de construção civil como: EPUSP/IPT, ACI/ABCP.
Para determinação das características que melhor atendem o tipo de piso escolhido foram feitas pesquisas referentes a teor de argamassa, fotor A\C, abatimento, Fck, e aditivo.

2 – Conceitos teóricos

2.1 - Pisos Industriais

Pisos industriais de concreto são

Relacionados