ATPS MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO MECÂNICA

Páginas: 6 (1373 palavras) Publicado: 4 de junho de 2015
 ATPS MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO MECANICA

ETAPA:1
PASSO:1
Corrente alternada varia dentro de um ciclo, esta variação parte de "zero" até a tensão maxima positiva, volta a "zero" e vai a tensão maxima negativa retornado a "zero" completando assim um ciclo. O ponto maximo da tensão e a frequencia que este ciclo e repetido em um segundo que determinam o valores que você encontra nosaparelhos eletricos. Exemplo 115Volts(tensão maxima negativa ou positiva) 60 Hertz(Ciclos por segundo no caso 60 ciclos em um segundo) 
A corrente alternada normalmente é fornecida por geradores eletro-mecanicos acionados por motores a combustão ou turbinas no caso das usinas hidro-eletricas. 

Corrente continua é constante não existem ciclos portanto não a variação ou alternancia de tensão. 
A correntecontinua normalmente é fornecida por geradores quimicos (baterias). 

Transformador é um componente formado por duas Bobinas eletro-magneticas, a primeira recebe uma corrente alternada gera um campo magnetico que induz na segunda uma corrente alternada. 
Existem basicamente 3 tipos de transformadores: 
Abaixador de tensão, ele tem o numero de espiras ou voltas da bobina primaria( a que recebe atensão) maior que a secundaria desta forma a tensão de entrada e maior que a de saida. 
Elevador de tensão,ele tem o numero de espiras do bobina primaria maior que o da secundaria elevando a tensão de saida. 
De isolação, ele tem bobinas primaria e secundaria com o mesmo numero de espiras,serve para isolar fisicamente dois circuitos eletricos já que as tensões de entra e saida são identicas. Lembrando que so funciona com corrente alternada. 

É bom lembrar que fontes de alimentação de equipamentos eletrico-eletronicos não são transformadores e sim conversores, pois convertem a corrente alternada fornecida pela distribuidora de energia em corrente continua usada pelos equipamentos.






PASSO:2
PAISES

VOLTAGEM
FREQUENCIA
BRASIL
110/220V
60Hz
CANADA
120V
60Hz
CHILE
220V
50Hz
CHINA
220V50Hz
COLOMBIA
110V
60Hz
CUBA
110/220V
60Hz
EGITO
220V
50Hz


PASSO:3
O custo de uma linha de transmissão é essencialmente o peso dos cabos utilizados, compostos de alumínio, aço e ligas. O cabo também define essencialmente as perdas, que são proporcionais ao quadrado da corrente. O sistema em corrente alternada é trifásico, necessitando de três conjuntos de cabos. Para corrente contínua,necessita-se somente de dois conjuntos de cabos, um para cada pólo. Alternativamente pode-se usar somente um pólo, usando o terra como retorno.
Uma linha em corrente contínua pode interligar dois sistemas em corrente alternada, que podem estar fora de sincronismo ou em freqüências diferentes (veja por exemplo Itaipu). Estas linhas também aumentam a estabilidade do sistema, pelo desacoplamento entresistemas, e pela possibilidade de controle do fluxo de potência. Este controle também permite o chaveamento suave, evitando o surgimento de transitórios indesejáveis.
Desvantagens
O uso de corrente contínua em um sistema de corrente alternada necessita de subestações conversoras, no qual convertem a energia entre os dois sistemas. Basicamente asonversoras são compostas por tiristores de alta potência,uma tecnologia cara em relação aos sistemas de corrente alternada.
Outro equipamento necessário para a conversão são os filtros, tanto nos lados de corrente contínua quanto o de alternada. Os filtros de corrente contínua permitem o alisamento da forma de onda, reduzindo o "ripple".
Apesar do sistema ser em corrente contínua, existe uma absorção de potência reativa de ambas as conversoras, devido àação dos tiristores. Os filtros de corrente alternada são necessários para compensá-los.
Os sistemas atuais carecem de disjuntores específicos, devido a dificuldade de interromper altas correntes. O controle da corrente é realizado pelas subestações conversoras, através dos tiristores. Logo ainda não existem redes em CCAT, somente linhas interligando dois pontos, ou sistemas multi-terminais que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ATPS- materiais para construção mecânica
  • Atps materiais para construção mecanica
  • ATPS Materiais de Construção Mecânica
  • Atps materiais de construçao mecanica
  • Atps materiais de construção mecânica i
  • ATPS materiais de construção mecânica etapa 3
  • Materiais de construção engenharia mecânica
  • Materiais de construção mecanica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!