Atps matériais elétricos

Páginas: 6 (1345 palavras) Publicado: 9 de novembro de 2012
ATPS (Atividades Práticas Supervisionadas)
Materiais Elétricos

Professor (a): Renato Carrijo

NOME: R.A.:

Caíque de Paula da Mata 1030935731
Rafael Henrique de Faria Souza 1041987311
Lyton Ricardo M. Mendes 1073136557
Fábio Rodrigues da Cunha 1053003790
Chung Yueh Huang1018832982

Ribeirão Preto, 19 de Setembro de 2012.

Índice

Introdução..............................................................3
Desenvolvimento....................................................4
Resultados..............................................................5
Conclusão...............................................................8Bibliografia............................................................9

Introdução

A procura de novos materiais por parte do homem, de tal forma que torne a sua existência mais cômoda e segura, tem sido constante ao longo dos séculos. É provável que o ouro e o cobre, por serem encontrados na natureza sob a forma metálica, tenham sido os primeiros metais a serem utilizados pelo homem. E, possivelmente, a primeira obtenção de ummaterial metálico ocorreu por acidente, quando pedras que circundavam as fogueiras contendo óxido de cobre foram reduzidas a metal pelo contato com a madeira carbonizada e a ação do calor. Assim teria sido o começo da metalurgia extrativa, com base essencialmente no empirismo e na transferência direta e pessoal do conhecimento.
Sabe-se que há muito tempo atrás o homem percebeu a existência dosmetais e começou a aproveitá-los na elaboração de objetos e ferramentas de uso geral.
Com o passar do tempo, o homem procurou entender por que as reações ocorriam, quais materiais poderiam ser utilizados e como aperfeiçoar este processo. Metais cada vez mais puros e diferentes foram sendo obtidos.
Hoje com todo processo tecnológico e industrial, ficou ainda mais prático explorar os metaisencontrados na natureza, produzindo diferentes tipos de ligas metálicas de acordo com a necessidade do material a ser aplicado. Uma das aplicações é de ligas metálicas para condutores elétricos, como o cobre, por exemplo, um excelente condutor e boa estrutura para sua utilização. Porém, estes tipos de condutores não podem ficar expostos por causas de condições adversas, daí a criação de matériasisolantes, para garantir que condutores próximos não causem prejuízos ou perigo de quem o manuseie.

Desenvolvimento

ETAPA 1

Passo 1-Escolher a sua equipe de trabalho e entregue ao seu professor os nomes, RAs e e-mails dos alunos. A equipe deverá ser composta de até 6 participantes ou conforme orientação do professor da disciplina.

Passo 2-Pesquisar sobre o metal cobre, sua extração etransformação para conhecimento dos processos siderúrgicos e metalúrgicos, que contribuem para o progresso humano.

Passo 3-Pesquisar sobre as ligas de cobre e suas aplicações na fabricação de condutores elétricos. Pesquisar sobre o mercado do cobre, bolsa de valores e forma de comercialização.

Passo 4-Elaborar um relatório técnico, conforme a padronização mostrada no inicio da atividade, contendo deduas a cinco páginas, e o entregue ao professor com os passos descritos anteriormente em uma data previamente definida.

ETAPA 2

Passo 1-Reunir-se com a sua equipe de trabalho.

Passo 2-Realizar um estudo sobre as características do material isolante a ser empregado na fabricação do condutor. Sua finalidade é isolá-lo eletricamente do ambiente que o circunda como, por exemplo, de outroscondutores, da terra, de contatos acidentais e ações mecânicas no caso de uso em leitos para fios e cabos.

Passo 3-Elaborar um relatório técnico apresentado formatado conforme a padronização mostrada no inicio da atividade e o entregue ao professor com os passos descritos anteriormente em uma data previamente definida.

Resultados

Etapa 1

Passo 1- Nomes e R.A., localizado na capa deste...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Material eletrico
  • Materiais Eletricos
  • Materiais eletricos
  • Materiais Eletricos
  • Materiais eletricos
  • materiais eletricos
  • Materiais eletricos
  • materiais eletricos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!