ATPS Mariana Caso Psican Lise

427 palavras 2 páginas
Proposta de intervenção terapêutica para o caso apresentado no desafio baseando-se na abordagem psicanalítica.

Segundo as informações cedidas por Fabiana, foi analisado que no decorrer de sua vida, a mesma sofreu perdas significativas na qual poderia ter sido situações desencadeadoras para os sintomas que ela vem apresentando. Sintomas esses que vem causando angustia e sofrimentos levando a mesma a procurar ajuda psicológica para fazer a ressignificação em sua vida. Desse modo, a psicanalise, tem a pretensão de levar o paciente a repensar no seu sofrimento, a se questionar sobre o que acontece com ela, a procurar dar sentido, a partir da sua história.
Fabiana descreve que começou a sentir os sintomas, de tonturas que pioraram com o tempo, taquicardia, dores no peito, respiração ofegante, tremores, transpiração excessiva e medo de morrer e de ficar louca, após o nascimento do segundo filho, cujo a gravidez no começo não aceitou. A partir da análise da história e seus sintomas relatados por Fabiana, poderia ser utilizada a intervenção terapêutica psicanalítica denominada “cura pela fala” e “associação livre”. Sendo que o tratamento psicanalítico busca-se criar com o paciente condições para que ela possa acessar conteúdos inconscientes através da fala, o paciente tem a oportunidade de tomar contato com o que Freud chamou de força atuante da representação não ab-reagida.
Por meio da fala, é dada ao paciente a oportunidade de se conectar com ideias reprimidas que produzem os sintomas atuais. Assim, ele passa a ter uma nova compreensão desta memória. Supõe-se que, na medida em que o paciente mantém ideias reprimidas de eventos ligados ao passado, este passado torna-se presente, uma vez que é constantemente atualizado através dos sintomas. Através dessa intervenção, Fabiana poderá fazer a ressignificação dos conteúdos mal digeridos, podendo assim, enfrentar a realidade.

REFERÊNCIA

GASTAUD, Marina Bento. A entrevista clínica psicanalítica. Barbarói. Santa Cruz do

Relacionados