Atps macanica

338 palavras 2 páginas
Tudo que é abordado na mecânica é baseado e explicado pelas três leis de Newton, que se aplicam a um corpo em um sistema não acelerado são elas as seguintes:

[pic][pic]1ª lei, diz que um corpo inicialmente em repouso ou movendo- se em velocidade constante, tende a ficar assim desde que não se aplique outra força alterando – o.

2ª lei, fala que um corpo sob uma foça F e sofre uma aceleração a de mesma direção e grandeza diretamente proporcional a ele pode ser expressa pela expressão [pic] onde;

[pic]

3ª lei, diz que toda força provoca uma ação e reação em um corpo ao qual ela é aplicada de mesma direção e sentidos opostos.

Com o auxilio dessas leis podemos calcular as condições de equilíbrio do corpo, que para isso deve estar repouso ou velocidade constante, frequentemente será usada o objeto em repouso. Para isso ele deve atender a 1ª lei de Newton onde a força resultante deve ser igual à zero (nula), sendo expressa pela fórmula [pic], onde [pic]é soma de [pic]todas as forças atuantes no corpo que por sua vez esta é uma condição necessária para o equilíbrio, outra decorre da 2ª lei que pode ser escrita por [pic], como essa condição satisfaz a equação logo [pic] onde a [pic].

Com o auxilio dessas leis podemos calcular outra força atuante no corpo o momento [pic], que faz o corpo girar este por sua vez é calculada pela expressão [pic], sendo:

[pic]

Sendo assim cada força aplicada sobre um corpo vai causar um momento que serão decompostos em função dos vetores direção [pic]e [pic], no plano cartesiano x e y ou (i e j) que por sua vez [pic] é a resultante de todas as direções atuantes no plano x e y e o [pic]é a resultante de todas as forças atuantes no mesmo plano e assim para atender a condição de equilíbrio a [pic]. Para satisfazer esta equação a somatória de suas componentes deve ser nula logo:

Relacionados