ATPS LEITURAE PRODU O DE TEXTOS

1660 palavras 7 páginas
Nome: Raquel Bueno de Queiroz RA: 6577314686

Tutor (a) à distância Carla Cristina
Taubaté
2013

Leitura: Concepção, Estratégia e Produção de sentidos. Quando falamos de concepção de leitura, verificamos que o hábito de ler, torna o ser mais crítico, ampliando seus horizontes e com uma nova visão de mundo, mais ampla e com um vocabulário cada vez mais “rico”. Nas escolas, normalmente é onde, crianças e adolescentes tem o primeiro contato com os livros, aproximando ou afastando esses jovens. Afinal, ler é muito mais que decifrar palavras, envolve também o ato de raciocinar, interpretando da melhor maneira possível o que está escrito. Segundo Souza:

"Leitura é, basicamente, o ato de perceber e atribuir significados através de uma conjunção de fatores pessoais com o momento e o lugar, com as circunstâncias. Ler é interpretar uma percepção sob as influências de um determinado contexto. Esse processo leva o indivíduo a uma compreensão particular da realidade”. (Souza,1992,pág.22)

No decorrer da história, muito tem se modificado na educação, principalmente para introdução da leitura, observamos nos modelos mais antigos, que ler era um fardo, coberto de censuras e punições. Com o surgimento do Movimento Escola Nova o livro passa a ser um instrumento de consulta, pesquisa e diversão. A biblioteca é parte integrante, fundamental em escolas. A Biblioteca de classe possibilitou o acesso a romances e novelas, favorecendo algo fundamental, a leitura-prazer. De inicio com acervos, livros doados pelos próprios professores, muitas vezes, já antigos e ultrapassados, gerando um complexo de tensões, afinal, a leitura necessita ser algo que desperte o interesse, para sairmos das antigas práticas, para irmos para novas. Onde o acesso ao aluno tem que ser fácil, para auxiliar sua escolha, criar troca de livros, que é uma forma estimulante para promover debates é integrar o professor, porque senão for prazeroso pra este, também não será

Relacionados