Atps língua portuguesa

Páginas: 7 (1565 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
As diferenças entre fala e escrita
Fala
O individuo utiliza o vocabulário para falar, mais também pode usar outras formas de comunicação como: entonação de voz,gestos, interações com o meio, reações diversas. A tendência ao falar é de fixar as ideias reforcando seu ponto de vista em relação a quem estar escultando, não há a necessidade de ser utilizada todas as formas existentes de pontuação,assim é a entonação que faz o papel de transsmição do que esta se almejando.
Escrita
O individuo baseia-se no vocabulário para estabelecer a comunicação entre ele e o destinatário. A escrita e diferente da fala no fato de que na escrita exigue-se uma preocupação maior com a informação passada para não se apagar com o tempo, mais sim para haver fixação melhor do que esta se falando como porexemplo os documentos históricos.
COMO SE FALA
COMO SE ESCREVE
NACEU
NASCEU
LEITI
LEITE
ESETO
EXCETO
FELIS
FELIZ
MANTEGA
MANTEIGA
CAZA
CASA
PAPEU
PAPEL
CABELEREIRO
CABELEIREIRO
PULSERA
PULSEIRA
FEICHO
FECHO
IOGURTE
IORGUTE
BANDEIJA
BANDEJA
PUERA
POEIRA
CAMIONEIRO
CAMINHONEIRO
PROBREMA
PROBLEMA
PICINAPISCINA
FUGÃO
FOGÃO
ELI
ELE
LIGA
LIGAR
ALEJADO
ALEIJADO
AGOAR
AGUAR
FRUSTADO
FRUSTRADO
CUMPRIMENTO
COMPRIMENTO
AZULEIJO
AZULEJO

Como a fonética é alterada no momento da fala:
Manteiga / mantega Caixa / caxa
Quer/ Qué travesseiro / travissêru
Almoço / AlmoçuPassear / Passia
Pneu / Pineu Alface / alfassi
Espaço / Espasso Queijo / Quejo

Variação Linguistica
As varias formas de comunicação existente na fala muitas vezes causa contrangimento, tristeza e descriminação.
A Lingua e fala são duas situações diferentes que se pode chegar aomesmo sentido, para o Saussure a linguagem apresenta duas formas, a individual e a social, sendo impossível a existência de uma sem a outra. O lado social é definido pela a língua e o individual pala a fala.
A linguagem diferente são pertencenstes a muitas comunidades diversas, já a fala é individual de cada um, a língua é sistematizada, e a fala indutiva a sistematização. Todo ser humano dequalquer lugar do mundo tem sua língua e fala nativas de onde vivem.
Nos fatos liguisticos o autor afirma que todos nos falamos as mesmas língua e que não existe dialeto na nossa cultura que é chamada de mitologia do preconceito linguístico.
A escola tenta por normas linguísticas, como se todos falassem a mesma língua.
No inicio do século XX, Saussureja adimitio que haveria a necessidade de criar umaárea de estudo que se preocupasse com a multiplicidade da fala, assim na década de 1960 surguiu a sociolinguística, criada pelo o americano Willian Lobov, a partir dessa criação passou a ser utilizada as varias línguas e pespectivas de analise estatísticas de dados.
A sociolingüística vei para mostra a compreensão da língua para a sociedade e mostrar e mostra como a língua varia e muda de acordocom os contextos e relacionamentos sociais, são utilizada varias formas. A língua serve para:
A comunicação;
Estao estreitamente ligada aos seus usuários;
Variam;
Mudam;
E o principal objetivo da linguagem é a comunicação entre seus usuários, assim sendo capazes de se interargir e comunicar com outras comunidades e culturas, a língua impõe ao sujeito um elemento de coesão e organizaçãosocial e a fala varia, evolue e se modifica diariamente.
O Brasil é um pais imenso, e por causa dessa imensidão é natural a existência de inúmeras variedades lingüísticas, que pode ocorrer em todos os níveis da linguagem: lexical, fonética, morfológica, sintática e pragmática e são vinculada a três tipos de fatores, que são eles: geográficos, sociais e sociocultural, e de contexto.
O orquifonema é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ATPS De Fundamentos Da Lingua Portuguesa
  • Atps Lingua Portuguesa
  • ATPS Metodologia Da Lingua Portuguesa
  • ATPS LINGUA PORTUGUESA
  • ATPS LÍNGUA PORTUGUESA
  • atps lingua portuguesa
  • ATPS LINGUA PORTUGUESA
  • Atps Língua Portuguesa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!