ATPS Ivani Planej

3898 palavras 16 páginas
FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL
5º SEMESTRE
ALZIRA DE FÁTIMA BARBOSA DA CRUZ - RA: 412449
SONIA RODRIGUES DA SILVA - RA: 433528
FERNANDA DREGER DE ARAUJO - RA: 426870
IVANI MACEDO DELGUINGARO - RA: 415630
SILVANETE DE OLIVEIRA – RA 8111712206
PLANEJAMENTO E GESTÃO EM SERVIÇO SOCIAL
Professor de Ensino à Distância: *****
RONDONÓPOLIS/MT
MARÇO/2015

INTRODUÇÃO
Planejamento é um processo de busca de equilíbrio entre meios e fins, entre recursos e objetivos, visando melhor funcionamento das instituições. O ato de planejar é sempre processo de reflexão, de tomada de decisão sobre a ação; processo de previsão de necessidades e racionalização de emprego de meios (materiais) e recursos (humanos) disponíveis, visando à concretização de objetivos, em prazos determinados e etapas definidas, a partir dos resultados das avaliações.
Planejar faz parte da história do ser humano, pois o desejo de transformar sonhos em realidade objetiva é uma preocupação marcante de toda pessoa. No dia-a-dia, sempre há situações que necessitam de planejamento, mas nem sempre as atividades diárias são delineadas em etapas concretas da ação, uma vez que já pertencem ao contexto da rotina. Entretanto, para a realização de atividades que não estão inseridas em no cotidiano, usa-se os processos racionais para alcançar o que se deseja.
As ideias que envolvem o planejamento são amplamente discutidas nos dias atuais, mas um dos complicadores para o exercício da prática de planejar parece ser a compreensão de conceitos e o uso adequado dos mesmos.
Planejar, em sentido amplo, é um processo que "visa a dar respostas a um problema, estabelecendo fins e meios que apontem para sua superação, de modo a atingir objetivos antes previstos, pensando e prevendo necessariamente o futuro", mas considerando as condições do presente, as experiências do passado, os aspectos contextuais e os pressupostos filosófico, cultural, econômico e político de quem planeja e com quem se planeja. Planejar é uma atividade que está
dentro

Relacionados

  • Meio ambiente
    318445 palavras | 1274 páginas