Atps introduçao introduçao de computadores

Páginas: 10 (2438 palavras) Publicado: 16 de abril de 2011
A memória viva (RAM ou memória PC)
Artigo Tabela de conteúdo
Tipos de memórias vivas
Distinguem-se geralmente duas grandes categorias de memórias vivas:
• As memórias dinâmicas (DRAM, Dynamic Random Access Module), pouco dispendiosas. São principalmente utilizadas para a memória central do computador;
• As memórias estáticas (SRAM, Static Random Access Module), rápidas e caras. As SRAMsão utilizadas nomeadamente para as memórias esconderijo do processador;

Funcionamento da memória viva

A memória viva é constituída por centena de milhares de pequenos condensadores que armazenam cargas. Quando está carregado, o estado lógico do condensador é igual a 1, no caso contrário é 0, o que significa que cada condensador representa um bit da memória.
Visto que os condensadores sedescarregam, é necessário recarregá-los constantemente (o termo exacto é refrescar, em inglês refresh) a intervalos de tempo regulares chamados ciclo de refresco. As memórias DRAM necessitam, por exemplo, de ciclos de refresco de cerca de 15 nanossegundos (ns).
Cada condensador está acoplado a um transistor (de tipo MOS) que permite “recuperar” ou alterar o estado do condensador. Estes transistoressão arranjados sob a forma de quadro (matriz), ou seja, acede-se a um compartimento memória (também chamado ponto memória) por uma linha e uma coluna.


Cada ponto memória é por conseguinte caracterizado por um endereço, correspondente a um número de linha (em inglês row) e um número de coluna (em inglês column). Ora, este acesso não é instantâneo e efectua-se durante um prazo chamado tempode latência. Por conseguinte, o acesso a um dado em memória dura um tempo igual ao tempo de ciclo ao qual é necessário acrescentar o tempo de latência.
Assim, para uma memória de tipo DRAM, o tempo de acesso é de 60 nanossegundos (35ns de prazo de ciclo e 25 NS de tempos de latência). Num computador, o tempo de ciclo corresponde ao contrário da frequência do relógio, por exemplo para umcomputador cadenciado a 200 MHz, o tempo de ciclo é de 5 NS (1 (200*106)).
Por isso, um computador que tem uma frequência elevada e utiliza memórias cujo tempo de acesso é muito mais longo que o tempo de ciclo do processador deve efectuar ciclos de espera (em inglês wait state) para aceder à memória. No caso de um computador cadenciado a 200 MHz que utiliza memórias de tipos DRAM (cujo tempo de acesso éde 60ns), há 11 ciclos de espera para um ciclo de transferência. Os desempenhos do computador são diminuídos na mesma proporção que há ciclos de esperas, por conseguinte é aconselhável utilizar memórias mais rápidas.
Formatos de barras de memória viva
Existem numerosos tipos de memórias vivas. Estas apresentam-se todas sob a forma de barras de memória encaixadas na placa-mãe.
As primeirasmemórias apresentavam-se sob a forma de microplaquetas chamadas DIP (Double Inline Package). Doravante, as memórias encontram-se geralmente sob forma de barras, ou seja, cartas encaixadas em conectores previstos para esse efeito. Distinguem-se habitualmente três tipos de barras RAM:
• as barras em formato SIMM (Individual Inline Memory Module): trata-se de circuitos impressos em que uma das facespossui microplaqueta de memória. Existem dois tipos de barras SIMM, de acordo com o número de conectores:
o As barras SIMM de 30 conectores (cujas dimensões são 89x13mm) são memórias 8 bits que equipavam as primeiras gerações de PCs (286, 386).



*

o As barras SIMM de 72 conectores (cujas dimensões são 108x25mm) são memórias capazes de gerir simultaneamente 32 bits de dados. Estasmemórias equipam PCs que vão do 386DX ao primeiro Pentium. Nestes últimos, o processador trabalha com um canal de dados de uma amplitude de 64 bits, é a razão pela qual é absolutamente necessário equipar estes computadores com duas barras SIMM. Não é possível instalar barras de 30 pinos em lugares de 72 conectores, na medida em que o encaixe (entalhadura no centro dos conectores) impede o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Atps
  • Atps introdução de organização de computadores
  • ATPS
  • Resumo atps introdução a organização de computadores
  • Atps ioc
  • Introdução aos computadores
  • Introdução aos computadores
  • introdução aos computadores

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!