atps introdução estudo direito

Páginas: 10 (2312 palavras) Publicado: 3 de abril de 2014
 As Relações Jurídicas são Influenciadas pelas normas jurídicas existentes ou as relações jurídicas derivam apenas das relações sociais.

As relações jurídicas são influenciadas, sim, pelas normas jurídicas existentes, que por sua vez são formas de condutas elaboradas e usadas como base para as relações sociais, ou seja, normas cuidadosamente pensadas, elaboradas e aplicadas paraharmonizar e pacificar a convivência da sociedade, de acordo com suas fontes, as regras, as regras do direito, as leis e seus regulamentos, conforme vamos ver a seguir. Primeiramente definindo relação jurídica; podemos dizer que é a expressão usada para indicar o vinculo jurídico que une uma pessoa como titular de um direito, ao objeto deste mesmo direito. A regra moral também influência nos contatos e nodireito de propriedade onde é maior o impacto econômico.
Os fatores morais e religiosos marcam bem o direito de família, da responsabilidade civil e os contratos que os envolvam, garantindo os direito e deveres.
Os ideais são decisivo no direito público e no constitucional, que exerceu vários ideais como o absolutismo, feudalismo, socialismo e outros, posteriormente superados por novosregimes baseado no ideal de liberdade politica. Eles atuam profundamente na justiça, na paz e na segurança, oferecendo alternativas legais para julgar a sociedade, quando se fizer necessário, com alternativas para melhor exercer a lei, tanto no direito privado como no direito público.
O fator geográfico sofre influência dos fenômenos naturais, que podem alterar a legislação ou as relaçõesjurídicas, de acordo com as alterações do clima, frequência de terremotos e outros causados em determinadas regiões.
As fontes formais são os meios ou as formas pelas quais o direito positivo se apresenta na história, ou os meios ou as formas pelas quais o direito positivo se apresenta na história, ou os meios de conhecimento e de expressão do direito, ou seja, a formulação do direito, nas quais oidentificamos. São as formas (lei,costumes,decreto,etc.) pelos quais a matéria (econômica, moral, técnica,etc.) que não é jurídica, mas precisa de disciplina jurídica, transforma-se em jurídica.
Tais fontes; dita secundaria (fontes materiais) ou reais de dinheiro, (fontes primárias). São estatais de direito escrito, onde temos a lei; e não estatal isto é entre as que não dependem de atividadeslegislativas do estado.
CONCLUSÃO:
Baseado nas fontes do direito, compostas por fontes materiais e fontes formais; sendo que as matérias (econômicas, moral, técnica etc.) São constituídas por fenômenos sociais e dadas extraído da realidade social, tradições, ideais dominantes, com os quais os legisladores resolvem questões que deles exigem soluções. Já as fontes formais (lei, costumes,decreto,etc.) que dão conteúdo às regras jurídicas, sendo os meios pelos quais o direito positivo se apresenta.
Com base em todas as fontes, podemos concluir que “as relações jurídicas são diretamente influenciadas pelas normas jurídicas existentes, assim como, as relações jurídicas são também derivadas das relações sociais”.

Direito Natural:
O direito natural integra a doutrina entre osfilósofos gregos e romanos. Sendo um sistema de normas de conduta independente da vontade humana, sendo as leis positivas promulgadas como inclusões de lei natural.
Na Grécia os pensadores da época propuseram uma teoria a cerca do direito natural ser superior ao direito positivo. O direito natural é encenado na peça Antígona de Sófoles onde um jovem busca apoio em uma lei do estado, Tebas contrariou ogovernante que condenou o seu irmão a morte e proibiu o sepultamento.
Quando cumpriu os ritos fúnebres se expos a morte também, Antígona declarou; Não creio que teus decretos tenham tal poder a ponto de permitir a um mortal violar as leis divinas, leis não escritas, mas intangíveis. Não são de hoje, nem de ontem, estão em vigor desde a origem e ninguém viu seu nascimento.
Direito Natural...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ATPS INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE DIREITO
  • Atps história e introdução ao estudo de direito
  • Atps introdução ao estudo direito
  • Atps introdução ao estudo estatistico
  • Estudo dirigido de introducao ao estudo do direito
  • Estudo dirigido
  • Estudo dirigido Introducao ao Estudo do Direito
  • resumo para estudo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!