ATPS II Psicologia Social II 2014 4 S Rie

3110 palavras 13 páginas
Universidade Anhanguera – UNIDERP Centro de Educação a Distância – CEAD - Polo Campinas – Fac 4

Curso: Serviço Social
Disciplina: psicologia e serviço social ii

Edna Maria da Silva Nogueira. RA.: 7120361828 Jailton da Cruz Santos RA.: 6791377705 Marco Antônio da Silva Santos. RA.: 6396238372 Maria Jodelma Melo Campos. RA.: 6501250331

Atividade Prática Supervionada
AS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS DO SER HUMANO
Poder de influência grupal e influências psicossociais

Professora EAD: Profa. Helenrose A. da S. Pedroso Coelho

Campinas, SP, 17 de Setembro de 2014
Cultura e suas manifestações – Diferenças e Igualdades
A Cultura representa um conceito muito amplo e as vezes difuso, dada a realidade sociocultural em que cada espaço social se percebe, entre os valores escolhidos para nortear as ações, bem como os conceitos que incluem o conhecimento, as crenças, a arte, a lei e, todo um conjunto de hábitos e capacidades adquiridos pelo ser como membro daquela sociedade, daquele grupo. A amplitude do conceito de cultura abarca uma série de considerações que nos fazem rever amiúde, os padrões de comportamentos de cada grupo que conhecemos e que estão inseridos no nosso dia a dia, no contexto geral da sociedade onde vivem em comum acordo com as regras gerais proposta pela sociedade em questão.
A Cultura pode ser confundida e estreitada de modo a reduzir conceitos mais amplos e a ampliar a relação de desigualdades sociais existentes na história da humanidade e que por sua própria natureza, como uma questão social, possui sua própria linguagem, possui sua própria cultura, a exemplo das músicas conhecidas como “RAP”, onde se relatam as discrepâncias sociais de uma relação capitalista de humilhação e invisibilidade social, vivenciadas nas periferias, nas favelas.

Relacionados