ATPS – HISTORIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA

286 palavras 2 páginas
ETAPA 1

“MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL COMTEMPORÂNIO”

“SOMOS FEITO DE TEMPO?”

Educação é desenvolver o individuo para que ele se torne um homem culto, civilizado e que possua conhecimentos. A educação é desenvolvida e analisada pelo seu passado, onde sua memória é preservada através dos acontecimentos vividos em cada época pelos indivíduos. A história se resulta da necessidade de reconstrução do passado, relatando acontecimentos de ações vividas pelos indivíduos que são consideradas importantes para sua formação. Somos feitos de tempos, visto que temos a capacidade de nos adaptar ao tempo em que vivemos, adquirimos novos costumes e culturas, sem perder nossa herança cultural, somos seres históricos
Em 1549, com a chegada dos jesuítas começou a história da educação no Brasil. Motivados por preceitos religiosos com intuito de introduzir conceitos católicos, viram a facilidade em educar os jovens, sendo assim se fez necessário a criação de novas escolas elementares, secundárias e missões, proporcionavam atividades recreativas, onde tornavam o ambiente agradável, com isso o ensino jesuíta se tornou conhecido por ser humanista com ideais cristão, intelectual e moral. Durante anos foram considerados os únicos educadores do Brasil.

No Brasil a educação não era considerada prioridade, durante séculos não haviam educadores e o conhecimento adquiridos eram transmitidos dos adultos para os mais jovens através de suas experiências vividas.

A partir do século XV a educação é conceituada em liberdade, onde o homem se baseia no momento presente. O homem possui liberdade para buscar conhecimentos, tendo vontade, novas oportunidades irão surgindo contribuindo para a formação da história.

Relacionados