Atps historia da educação e da pedagogia

Páginas: 21 (5136 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
INTRODUÇÃO

O trabalho tem como objetivo analisar o desenvolvimento da educação através do tempo e preservar a memória da educação escolar. Buscar informações importantes do processo educacional para entendermos a realidade.
Desenvolvemos a linha do tempo, fazendo um rápido resumo dos fatos e períodos que marcaram a História da Educação no Brasil e um breve modelo da atualEducação Brasileira, suas descobertas, falta de estrutura e também seus avanços.
Diante dos fatos expostos na leitura do trabalho tem o propósito de refletir o processo educacional atual.

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL CONTEMPÔRANEO.

SOMOS FEITOS DE TEMPO?
Somos seres históricos, nós somos os autores de nossa história e a cultura onde estamos inseridos, nossasações e pensamentos mudam ao passar do tempo, pois cada geração assimila sua herança cultural e estabelece projetos de mudança. Por isso não podemos pensar que a natureza humana tem características universais e eternas. Portanto nos referimos à condição humana, como um conjunto de relações sociais mutáveis. Como indivíduos históricos estamos vinculados à dimensão temporal. A história surge danecessidade de reconstruir o passado, evidenciando a ação transformadora do homem. Preservar a memória é diferente através dos tempos e varia conforme a cultura vigente.

“A preservação da memória histórica, a reconstituição do passado e o relato dos acontecimentos não são sempre idênticos em todos os tempos e em todos os lugares.”
A concepção de historicidade não foi à mesma ao longo dahistória. As concepções de história das comunidades antigas não privilegiavam os fatos e acontecimentos da vida da comunidade, para eles o passado os remete aos primórdios, os acontecimentos são reatualizados nos rituais pela imitação ou ordenamento dos deuses, chamada concepção de história Cíclica, tinha sua origem a partir do mito, predominava o pensamento mítico e de relato oral. Para estes povos anatureza estava carregada de deuses. Os mitos e os ritos eram transmitidos oralmente. A educação era difusa, onde as crianças aprendiam imitando os gestos dos adultos.
A partir do séc. VI a.C surgiu a Filosofia na colônia grega, rejeitando a prevalência religiosa do mito dando uma maneira reflexiva de pensar, buscando uma interpretação racional da realidade, mantendo a concepçãoessencialista de ser humano.
A história moderna ocorreu no séc. XVII com a ruptura com o Antigo Regime ocorreu à revolução burguesa, onde o estudo da história tomou uma nova configuração, consolidada no Iluminismo do séc. XVIII. Os valores feudais foram substituídos pelo impacto da Revolução Industrial, a história Cíclica foi substituída pela Linear. Assim os historiadores não mais seorientavam pelo passado como um modelo a seguir, desenvolveram a noção e conceito de progresso. Augusto Comte (1798-1857) fundador da sociologia inicia a corrente positivista, para ele o espírito humano teria passado por estados históricos diferente até chegar ao estado positivo caracterizado pelo rigor do conhecimento científico, a corrente positivista inspirou historiadores do séc. XIX e do inicio doséc. XX, onde as reconstituições dos fatos históricos devem ser feita por técnicas cientificamente objetivas permitindo a crítica dos documentos. Outros pensadores como Hegel (1770-1831), inovaram a noção de história, como um processo de contradição dialética, tese, antítese e síntese, a maneira dialética de abordar a realidade é recíproca e não linear. Karl Marx (1818-1883) apropriou-se da dialéticahegeliana, para Marx a história deve ser analisada a partir de sua infraestrutura e luta de classes. No final do séc. XIX surgiram teorias que contrapuseram a tendência positivista, relatando que o fato histórico é construído.
Em 1929 iniciou-se o movimento da Escola dos Anais, diversas gerações de historiadores buscavam o intercâmbio da história com diversas ciências sociais e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ATPS de História da Educação e da pedagogia
  • Atps história da educação e da pedagogia
  • ATPS HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA.
  • ATPS Da Historia Da Educacao E Pedagogia
  • ATPS HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA
  • ATPS- História da educação e da pedagogia
  • ATPS
  • ATPS 3- Historia da Educação e Pedagogia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!