ATPS HIST RIA DA EDUCA O E DA PEDAGOGIA FINAL 1

3191 palavras 13 páginas
FACULDADE ANHANGUERA DE CAMPINAS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

DISCIPLINA:
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA
PROFª. DRª. CAMILA BELTRÃO MEDINA

TUTOR (a) PRESENCIAL:
Marciene Reis

TUTOR (a) A DISTÂNCIA:
Marciene Reis

GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
UNIDADE 3

CAMPINAS/ABRIL
2014

MEMORIA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL CONTEMPORÂNEO
“ASSOCIAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO ABRACESOLIDÁRIO”
“Somos feito de tempo”
O homem é um ser histórico, já que suas ações e pensamento interferem e mudam no tempo, à medida que ele enfrenta os problemas na sua vida pessoal e também em suas relações coletiva produzindo assim sua própria cultura.
Cada geração assimila a herança cultural de seus antepassados e assim estabelece projetos de mudanças, desde modo o presente não se esgota na ação que é realizada, mas adquire sentido no passado pelo futuro almejado.
Lembra-se do passado não é um ato de saudosismo o passado não está morto; é nele que esta as raízes do tempo presente, e compreendendo o passado que se pode dar sentido ao presente construindo assim o futuro.
Reconstruir o passado não tarefa fácil, pois nem sempre a historia é contada tal como ocorreu, pois cada vez que a historia é recontada pode sofre mudanças e dependendo da visão de quem a narra.
Como nas comunidades tribais: com a educação difusa onde o aprendizado se dava através da oralidade e é transmitida de geração a geração, suas crenças são míticas e suas narrativas fabulosas referentes a deuses e espíritos que simbolicamente encorparam as forças da natureza entre outras.
As repetições dos comportamentos são a forma que as comunidades tribais usam para educar as crianças que através da imitação aprende com os mais velhos do grupo as crianças aprendem e se prepara para a vida sem que alguém esteja incumbido de ensinar.
E assim o homem é resultado de um processo onde ele constrói sua cultura e a si próprio através de suas ações e interação com meio em que vive, por isso não existe um modelo universal de

Relacionados