ATPS História da Educação - Filosofia

Páginas: 8 (1925 palavras) Publicado: 15 de setembro de 2014
ATPS
Fundamentos Filosóficos da Educação


Ana Rita do Carmo Sena RA6659428430
Crislaine Aparecida de Jesus RA7016531922
Dayane Aguiar Belinelli Occhi RA 7066546195
Tânia Pereira da Silva RA 6294235254
Tatiana Cristina Rivabene RA6765345881
Vânia de Oliveira Menezes RA 6267231838




Professor: Tiago Rodrigues Silveira Leite


Limeira: 30/09/3013


ETAPA1:
FORMAÇÃO E PRÁTICA DO EDUCADOR. ALIENAÇÃO E IDEOLOGIA.

PASSO 1 E 2
Criamos um nome e um blog para nosso grupo “ESSA TAL DE FILOSOFIA”, onde serão postadas todas as propostas desta ATPS.

PASSO 3
Proposta: A escola não é um espaço neutro e o professor deve ser um intelectual transformador. Sendo assim, discutir quais são as dificuldades atuais para implantação do trabalho participativono cotidiano escolar.
A escola é entendida, num primeiro momento, como espaço de formação em relação ao qual existe respaldo social e para o qual se enviam as crianças, desde tenra idade, ingressando ainda na educação infantil, para que ali permaneçam por alguns anos. Como profissionais da educação devemos ensinar nossos alunos que o conhecimento e o que se aprende na escola são trabalho demuitas gerações e que o conhecimento é uma herança que usufruímos pelo resto de nossas vidas. O professor deve estar como intelectual transformador para a formação do aluno como cidadão crítico. A sociedade vem sofrendo grandes transformações em sua estrutura social, passando a exigir da escola a formação de um novo aluno, capaz de atuar na sociedade, de maneira a transformá-la. Nas últimas décadas temsido discutido um novo projeto de educação para o Brasil, como forma de enfrentar o desafio de constituir-se uma educação de qualidade para todos.
Umas das possíveis dificuldades encontradas no espaço escolar e a implantação do trabalho participativo no cotidiano escolar devido à falta de interesse e comprometimento de muitos pais, que deixam de lado as questões de aprendizagem e educação deseus filhos, passando assim a responsabilidade para o educador.
O professor transformador deve ser pró-ativo, reflexivo, questionador, e tentar entender as dificuldades que interferem na aprendizagem dos alunos, tendo em vista a sua realidade, ou seja, a comunidade onde a escola esta inserida e o nível social.
Sendo assim o educador deve procurar mediar e facilitar o processo do ensino eaprendizagem fazendo uso de pequenas intervenções e métodos didáticos, com uma linguagem de fácil compreensão dependendo do nível social (comunidade), e ao mesmo tempo criando situações onde os alunos passam a ser mais participativos, fazendo com que sua criatividade e potencial sejam explorados e ao mesmo tempo deve se conscientizar os alunos e suas famílias, bem como a comunidade em geral da importânciada interação junto à escola.
A pedagogia forma cidadão, e, somado a filosofia a pedagogia torna-se de grande importância para que o educador não forme apenas cidadãos, e sim, cidadãos pensantes, críticos e reflexivos.




“Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo. Os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo”. Paulo Freire

ETAPA 2:
ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA. EPISTEMOLOGIAE AXIOLOGIA.
PASSO 1
Pesquisa com os três temas:

Antropologia
Ao longo do tempo, as concepções antropológicas foram gestadas e impregnadas as teorias pedagógicas, a fim de nos posicionarmos a respeito de que tipo de ser humano desejamos educar.
A antropologia vem do grego anthropos (homem) e logos (teoria, ciência), portanto significa todas as teorias a respeito do ser humano, dentre elasdestacam a antropologia cientifica e a filosófica. A antropologia cientifica pode ser física ou cultural estuda a evolução humana como corpo físico e animal. Já a antropologia filosófica e a investigação sobre o conceito que o ser humano faz de si próprio, de suas habilidades e ações que orientam sua vida.
Existem varias teorias antropológicas dentre elas são: a concepção essencialista (ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ATPS FILOSOFIA E FILOSOFIA DA EDUCACAO
  • HISTORIA E FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
  • Filosofia e Historia da Educação
  • História e Filosofia da Educação Física
  • História e filosofia da educação
  • História e Filosofia da Educação
  • Filosofia e Historia da Educação
  • PORTFOLIO DE HISTÓRIA E FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!