ATPS HANIA COMPLETA

1656 palavras 7 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA
DE SANTO ANDRÉ
CURSO DE PEDAGOGIA

ATPS 1º ETAPA

ABRIL/2015

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA
DE SANTO ANDRÉ
CURSO DE PEDAGOGIA

Andreia Tavares da Silva RA: 1594857385
Franciele Marciel Santos RA: 1596861662
Giovanna Mastrangi RA: 2484673710
Paulo Severino da Silva RA: 1578134729

ABRIL/2015

Filosofia na Educação
Psicologia, Sociologia e Filosofia.
A Psicologia se baseia nos fundamentos da formação pedagógica, busca compreender e explicar o que se passa no meio da situação de cada criança sendo assim se envolve na educação, entender quais as necessidades de cada criança dentro da educação, A relação professor-aluno, motivação à aprendizagem, domínios, princípios, fatores da aprendizagem humana e também as teorias da aprendizagem são questões fundamentais ao futuro professor, as quais são abordadas pela Psicologia. Em relação aos assuntos relacionado à esse estudo, é imprescindível iniciar as investigações das questões relacionadas à Psicologia da Educação tendo como base um novo paradigma, que traz à análise o universo simbólico, o universo imaginário instituído socialmente.
Na sociologia estuda o meio em que as pessoas se encontram nesse caso estuda a educação como prática social orienta-se pelos objetivos da sociedade onde ela ocorre, um olhar sociológico sobre o fato educativo tem contribuído para fundamentação de diversas disciplinas que compõem o currículo do curso de pedagogia para a compreensão da realidade educacional no contexto da sociedade brasileira.
A investigação tenta atingir o específico da filosofia na educação, superando a identificação com a sociologia, como compreensão da realidade e ideologia dominante; a moral, como ensino de valores; ou a história da filosofia, pelo estudo dos pensadores e suas ideias. Do pedagogo e do professor espera-se a suficiente qualificação para pensar a sua escola como espaço

Relacionados