ATPS GEST O DO SISTEMA NICO DE ASSIST NCIA SOCIAL

718 palavras 3 páginas
ATPS GESTÃO DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

ETAPA 1
O surgimento do serviço social no Brasil tem sua origem no movimento social que a igreja católica desenvolvia com o objetivo de amparar as pessoas nec essitadas da sociedade. Na década de 1930 com o crescimento da industrialização e consequentemente com o aumento da população nas áreas urbanas, surge também a necessidade de suprir condições para uma qualidade de vida melhor para as famílias como moradia, saúde, alimentação, educação, transporte através de uma legislação social e salarial e com isso as classes subalternas são manipuladas pelas classes dominantes que com a intervenção do Estado surge o assistencialismo.
Foi durante a ditadura que foram criadas as instituições de Assistência social no Brasil na qual a LBA tem destaque, foi criada em 1942 em consequência do país estar na segunda guerra mundial e para prover as necessidades das famílias, quando o chefe havia partido para a guerra.
Na década de 80, com o fracasso do milagre econômico cresce a pobreza com níveis de miséria absoluta, o número de desnutrição e mortalidade infantil é alarmante.
Então, são inseridos nessas instituições programas de ações fragmentadas para atender a população que cada vez mais depende de benefícios.
Já previsto na Constituição Federal de 1988, temos nesse mesmo ano o reconhecimento da Assistência social como uma Política de Seguridade Social e foi assim que passou a ser um direito do cidadão e não um favor do estado ou de entidades filantrópicas.
A LBA desde a sua origem constitui-se de uma instituição forte, mas na década de 90 com o presidente Fernando Collor de Melo, a LBA com os desmandos políticos, houve uma queda levando á falência e consequentemente a extinção e após sua finalização foi criado o Ministério da Previdência e Assistência Social, (MPA) assumindo o papel
Da LBA e do Ministério do Bem-Estar Social.
Ainda no ano de 1995 acontece em Brasília a 1º Conferência Nacional de Assistência Social

Relacionados

  • ATPS Gest o do Sistema nico de Assist ncia Social
    371 palavras | 2 páginas