ATPS GEST O DE PROJETOS AS 4 ETAPAS CORRIGIDAS

5670 palavras 23 páginas
1- INTRODUÇÃO

Em Gestão de Projetos, o planejamento é de vital importância na realização de um projeto (seja ele um evento, a criação de um novo produto, melhoria de processos e/ou serviços), e, planejar é reunir todas as informações necessárias. Aqui, como o projeto a ser desenvolvido é um evento, necessário que se tenha em mente as expectativas dos participantes do evento (clientes), de forma que as atividades executadas possam atendê-las.
Basicamente, na elaboração de um projeto, este deve possuir um roteiro, composto por um conjunto de dados, como por exemplo, um título (nome do evento), uma síntese descritiva de todas as atividades, objetivos gerais e específicos, de justificativas que mostram a importância do próprio evento, qual o público-alvo a ser atingido, a programação preliminar do evento.
O gestor de projetos deve realizar, ainda, um estudo detalhado sobre todos os recursos (materiais ou humanos) que serão necessários, envolvendo qualidade e quantidade, quais os meios de divulgação, calcular os custos envolvidos no projeto, bem como receitas e despesas, previsão de desembolso e das entradas de recursos financeiros para cumprir os compromissos, desde o planejamento, execução e término do evento.

2. ETAPA 1

O resumo a seguir é baseado na leitura e estudo do artigo Gestão de Projetos – Abordagem Conceitual (o texto original encontra-se em Anexos – pág. 21), bem como nas pesquisas realizadas acerca das aulas-temas: A Natureza de um Projeto e Desenvolvimento do Conceito. Assim, verificou-se que projeto pode ser definido como um empreendimento temporário, que possui uma finalidade específica, um objetivo a ser alcançado, composto de metodologias na sua construção (início, meio e fim), utilizado na resolução de problemas e/ou criação de novos produtos, com prazos a serem cumpridos.
Na gestão de projetos, para que um projeto seja bem sucedido, é necessário que o projetista (ou gestor do projeto) seja possuidor de uma série de conhecimentos,

Relacionados