ATPS Geometria anlitica e vetores etapa 2

2634 palavras 11 páginas
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
MATEMÁTICA
GEOMETRIA ANALITICA E VETORES
ACADÊMICOS:

Almir boanova – RA 4059902983
Edinaldo valério nunes da Silva – RA 4016834509
RENAN SANTOS PEDRO – RA 3622232104
WANDERSON OLIVEIRA SANTANA – RA 3622232075

ETAPA Nº 2

CAMPO GRANDE – MS
2015

ETAPA 2 (tempo para realização: 05 horas)

Aula-tema: Operações com vetores - produto escalar, vetorial e misto.
Esta atividade é importante para que vocês possam entender as operações envolvendo vetores, articulando as técnicas para facilitar a aprendizagem dos alunos. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

Passos

Passo 1 (Individual)

Pesquisar sobre adição, subtração, produto de um escalar por um vetor e a determinação de um versor. Utilizar o livro-texto da disciplina:
· Winterle, Paulo. Vetores e Geometria analítica. 2ª ed. São Paulo: Makron Books,
2014.
Descrever dez exercícios utilizando as noções pesquisadas com suas respectivas soluções.
Definir também o que é um versor para que o aluno possa entender os possíveis tipos de registros vetoriais.

Adição

Todos conhecemos o princípio que afirma que não podemos somar maçãs com laranjas. Este mesmo princípio pode ser aplicado para entendermos a definição de adição de vetores. Suponha que temos maçãs e laranjas que precisam ser estocadas em caixas separadas. Para sabermos quantas maçãs e quantas laranjas existem em cada caixa, precisamos de um par de números. Imagine este par de números como um vetor, isto é, v = < > , onde = número de maçãs e = número de laranjas. Embora não possamos adicionar e é fácil entender que podemos adicionar um vetor v a um outro vetor w , componente a componente. Para entender essa afirmação, imagine que um amigo nosso também estocou suas maçãs e laranjas em caixas separadas e representou a quantidade de cada fruta por um vetor w = < >, onde = número de maçãs e = número de laranjas. Para sabermos quantas maçãs e quantas laranjas temos juntos, basta adicionarmos o número de

Relacionados