ATPS FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DE MATEM TICA 6 S RIE

2335 palavras 10 páginas
ANHANGUERA EDUCACIONAL UNIDERP- POLO
CURSO: PEDAGOGIA
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DE MATEMÁTICA

A MATEMÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
TUTOR A DISTÂNCIA: IVONETE MELO DE CARVALHO

PORTO SEGURO, 06 DE NOVEMBRO DE 2014

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo apresentar a construção do conceito de número e sua aplicação no processo de ensino-aprendizagem.
No decorrer desta pesquisa será possível distinguir as formas de aplicação de atividades matemáticas adequadas a idade e ao nível de desenvolvimento no qual a criança se encontra, envolvendo o ábaco para auxiliar o entendimento da criança na formação dos conceitos matemáticos.
Os conceitos que serão abordados são fundamentados por alguns teóricos como: Butterworth, Gaspar e Constance Kazuko Kamii.
Butterworth (2005) afirma:
“ O tempo para desenvolver um entendimento de conceitos matemáticos e princípios e aplicar os mesmos de uma forma significativa, isto é provavelmente influenciado fortemente pelas práticas educacionais as quais a criança é submetida” (p.10).

Etapa 1 – Processo inicial da construção do conceito de número

Devido as inúmeras pesquisas que vêm sendo desenvolvidas sobre as habilidades de matemática, levaram a nos refletir sobre a importância dos professores pensarem como a criança desenvolverá os conceitos matemáticos.
Visto que a criança na sua infância mergulha no sentido de número de forma espontânea nas brincadeiras do seu cotidiano, sendo assim o primeiro contato com a numeração.
A criança ao chegar na escola já possui esta pequena bagagem de conceito de números, e aos poucos irá agregando a enorme variedade de ferramentas culturais à sua disposição, como por exemplo, as músicas infantis

por onde são cantados os números e através das brincadeiras

aplicadas que envolvem numerais.

Etapa 1 – Processo inicial da construção do conceito de número
No início da construção do conceito de número é importante que o professor peça para seus alunos observarem o uso do

Relacionados