ATPS Fundamentos E Metodologia Da L Ngua Portuguesa

1231 palavras 5 páginas
Fundamentos e Metodologia da Língua Portuguesa.
Como se Fala Como se Escreve
Manteiga Mantega
Oro Ouro
IstudaEstuda
CaxaCaixa
SapateroSapateiro
CaderaCadeira
CabelereroCabelereiro
FogueraFogueira
BejoBeijo
RopaRoupa
Loco Louco
QuejoQueijo
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA
Abóbora - fruto da aboboreira, uma planta rasteira da família das cucurbitáceas, a abóbora possui diferentes denominações no Brasil, como moranga, na região Sul, e jerimum na região Norte e Nordeste.
Mandioca - é uma raiz branca utilizada para a culinária. Ela recebe esse nome na região sul do Brasil. Na região Nordeste do Brasil é conhecida como macaxeira.
Salsicha - é um produto de alimentação, é feito a partir de carne cruas, gordura animal, ervas, especiarias e outros ingredientes.É conhecida como vina em Curitiba e arredores. Estojo - pequena bolsa para guardar, transportar e organizar lápis, caneta e pequenos objetos escolares e de uso pessoal. Em algumas localidades do estado do Paraná e Santa Catarina, é conhecido como penal.
Canjica é o nome dado a uma espécie de milho branco e também ao prato que é preparado com esse milho e outros ingredientes. No Nordeste, o prato recebe o nome de munguzá, em Minas Gerais de piruruca, no Rio de Janeiro de canjiquinha e no Sudeste de curau.
Refrigerante - é uma bebida gasosa, não alcoólica e não fermentada fabricada industrialmente. No estado do Paraná é conhecida como gasosa e em Minas Gerais como tubaína.
11. NÃO SE FALA COMO SE ESCREVE Em todas as línguas, as pessoas falam de um jeito e escrevem de outro. A fala e a escrita são duas modalidades diferentes da língua. A língua escrita exige certos padrões, em comparação às regras da gramática normativa. Isso ocorre porque, ao falar, as pessoas podem recorrer a outros expedientes para que a comunicação ocorra. Pode-se, por exemplo, pedir que se repita o que foi dito. Ainda há os gestos, os trejeitos individuais, etc. que nos auxiliam a entender o nosso interlocutor. Já na linguagem

Relacionados

  • ATPS FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DE L NGUA PORTUGUESA
    2396 palavras | 10 páginas
  • ATPS FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DE L NGUA PORTUGUESA 1
    585 palavras | 3 páginas