Atps fundamentos filosoficos da educação

Páginas: 11 (2668 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
INTRODUÇÃO
As sociedades são construídas histórica e culturalmente, portanto, as instituições são reflexos desta construção. Tal contexto é frequentemente esboçado e analisado por diferentes correntes filosóficas e sociológicas. Este relatório apresenta elementos filosóficos e suas reflexões, sobre os fundamentos filosóficos que permeiam a Educação Brasileira.

A IMPORTÂNCIA DA FILOSOFIA NACOMPREENSÃO DA SOCIEDADE E DO MUNDO EM QUE SE VIVE E AS DIFICULDADES DE IMPLANTAÇÃO DESTA DISCIPLINA NO CURRÍCULO ESCOLAR

A Filosofia é de relevante importância para a sociedade uma vez que trata de visar o desenvolvimento do pensamento humano, em grande parte do desenvolvimento do pensamento humano e com a filosofia, aprendemos a pensar e nos tornarmos seres pensantes e questionadores. É degrande importância na sala de aula uma vez que busca o questionamento e o desenvolvimento humano.
Como a filosofia não apresenta resultados consensuais, se torna de difícil aceitação em sala de aula, tanto pelos alunos como pelos professores uma vez que as instituições estão preparadas apenas para ensinar os resultados substanciais das ciências da natureza ou da matemática. As instituições de ensinoprocuram apresentar resultados de modo que os estudantes possam compreendê-los e eventualmente saber aplicá-los no desempenho de uma profissão associada.
Como essa é uma matéria de difícil aceitação e compreensão tanto por parte de alunos e professores, a solução habitual é procurar substituir a filosofia, pela historia da filosofia, pelo seu valor literário ou pela sua visão psicológica ousociológica. O que está sendo feito de forma equivocada uma vez que na filosofia o estudante tem de compreender os problemas, teorias e argumentos da filosofia bem como saber discutir por si os problemas, teorias e seus argumentos.
Cabe à filosofia estimular e ajudar os estudantes a pensar por si nos problemas, teorias e argumentos da filosofia. Estimulando, perguntando-lhe o que pensa sobre osproblemas do livre-arbítrio, ética e sendo ajudado com instrumentos filosóficos. Sem esses instrumentos filosóficos adequados o estudante fica reduzido à opinião do senso comum.
Como a filosofia traz diferentes tipos de interpretações possíveis da realidade, e com isso a reelaboração de conceitos, do senso comum, tornado seres críticos e questionadores, seres pensantes, não é interessante para osgovernantes introduzir essa matéria no currículo escolar e aplicá-lo de forma correta, e nem aos professores é interessante uma vez que para produzir seres pensantes ele terá que se tornar um, dará muito trabalho e será inconveniente aos governadores ter tantos seres pensantes na sociedade.

COMO UMA SOCIEDADE PODE COMPORTAR DUAS REALIDADES TÃO DIFERENCIADAS

A sociedade atual está baseada emprincípios de desigualdade e exploração entre as classes sociais. Nesse contexto, o processo educativo desenvolvido dentro das escolas também possui características que o tornam reprodutor das desigualdades sociais.
Percebe-se na realidade que a educação destinada a uma "minoria privilegiada" se difere totalmente daquela oferecida à "maioria excluída”, principalmente no que se refere à qualidade.Dentro de uma ideologia dominante, a educação é igual para todos, proporcionando as mesmas oportunidades, porém, a realidade existente serve para desmistificar esse fato ideológico. A escola em um processo sutil segrega e marginaliza a classe excluída da classe dominante.
Como foi visto na reportagem o no artigo proposto há uma diferença gritante na forma como a educação é tratada. Uma minoria temacesso a uma educação tecnológica com um novo conceito pedagógico, enquanto a maioria é vitima de escolas sem estruturas mínimas e quando a tecnologia chega não se tem estrutura para comportá-la.
Como a educação reflete a sociedade em que vivemos as diferenças econômicas dentro dessa sociedade também vai aparecer na educação. Ficando claro que as diferenças econômicas e as divisões desiguais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Atps fundamentos filosoficos da educação
  • ATPS FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
  • Atps fundamentos filosoficos da educação pedagogia
  • Atps disciplina de fundamentos filosóficos da educação
  • ATPS FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
  • FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO ATIVIDADE ATPS ETAPA 2
  • Atps etapa 1
  • Fundamentos filosòficos da educaçâo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!