ATPS Fundamentos Do Servi O Social 001

1953 palavras 8 páginas
Universidade Anhanguera
Curso: Serviço Social
Disciplina: FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL II

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL II

Professora à distância: Eliane Cristina Vaz Vaez Gomes

Data de entrega: 30/04/2014 a 02/05/2014

Campo Grande/MS
2014

1 Introdução
O serviço social no Brasil nasce nos anos 30 e está vinculado a um pensamento Católico, inspirado numa prática mistificada pela ilusão de servir.
O movimento de Reconceituação do serviço social nasce a partir dos anos 60 e faz parte de um movimento que vem para reconceituar a atuação do profissional.
Esse movimento de Reconceituação não foi um período curto e ele propõe 3 perspectivas: a modernizadora que discute as propostas para mudar a teoria para a prática voltada para a realidade brasileira, a reatualização do conservadorismo e a intenção de ruptura. Toda essa luta é para romper com o tradicionalismo do serviço social.
Esse movimento de Reconceituação do serviço social vai ter seu desdobramento na atuação do profissional de assistente social e todo esse processo faz parte do movimento para os direitos sociais.
2 Desenvolvimento No período da ditatura militar foi que nasceu a necessidade do movimento de reconceituação do serviço social. No Brasil o encontro regional de escolas de serviço social do nordeste (1964) é considerado a primeira manifestação grupal de crítica ao serviço social tradicional e ensaio de reconceituação (docente e profissionais) posicionam os métodos de intervenção da realidade subdesenvolvida no nordeste.
O movimento de Reconceituação do serviço social na América latina mostrou a insatisfação dos profissionais que se concretizavam de suas limitações teórico-instrumentais como o político-ideológico que institui uma expectativa de mudança social devido a conscientização de toda exploração, agressão e dominação sofrida pela ditatura militar pautando-se na doutrina de segurança nacional e

Relacionados

  • Logistica empresarial
    11609 palavras | 47 páginas
  • Dossie Terceirizacao Cut
    112360 palavras | 450 páginas
  • teste
    89891 palavras | 360 páginas
  • DF 2012 1
    67135 palavras | 269 páginas