ATPS FUND DE GEST O DANIELA

3260 palavras 14 páginas
Universidade Anhanguera - Uniderp
Centro de Educação a Distância

FUNDAMENTOS DA GESTÃO EM EDUCAÇÃO

Campo Grande-MS, Junho de 2014.

Universidade Anhanguera - Uniderp
Centro de Educação a Distância

Acadêmicos/RAs:
Cristiane Maria Da Silva; 296503
Daniela Rocha Rodrigues; 297756
ElthonRasselem Cardozo; 305111
Karina Da Silva Flores; 297764

ATPS da Disciplina FUNDAMENTOS DA GESTÃO EM EDUCAÇÃO, ministrado pela professoratutora presencial ADOLMIRA DA CUNHA PEREIRA, do Curso de Pedagogia da Universidade ANHAGUERA-UNIDERP.

Campo Grande-MS, Junho de 2014.
INTRODUÇÃO
O objetivo do presente trabalho consiste em apresentar a Gestão educacional Brasileira e os seus mecanismos viabilizadores no sistema de ensino.
Verificamos nesse trabalho que a gestão escolar deve estar inserida no processo de relação da instituição educacional com a sociedade. Desta forma, constituem se em princípios para sua efetivação ações que desencadeiam a participação social na formulação de políticaseducacionais; no planejamento; na tomada de decisões; na definição do uso de recursos e necessidades de investimento; na execução das deliberações coletivas; nos momentos de avaliação da escola e da política educacional. Também a democratização do acesso e estratégias que garantam a permanência na escola, tendo como horizonte a universalização do ensino para toda a população, bem como o debate sobre a qualidade social dessa educação.
Desta forma, o objetivo do presente trabalho consiste em debater as diversas questões relativas à Gestão Democrática da Educação,destacando que a educação é um direito dos cidadãos brasileiros e, como tal, implica em responsabilidade do Estado e da família. Além disso, a função da escola e dos sistemas de ensino é, prioritariamente, político-pedagógica, pois interfere na realidade, de forma intencional e organizada.

A ORGANIZAÇÃO, AS RELAÇÕES E OS SABERES QUE SE MODIFICAM COM A GESTÃO.

A presente discussão possui como objetivo

Relacionados