ATPS FORMAÇÃO

Páginas: 17 (4047 palavras) Publicado: 6 de novembro de 2013
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO SERVIÇO SOCIAL





Alunas: RA:



Atividade Prática Supervisionada (ATPS)
Requisito para conclusão da disciplina
Formação Social, Econômica e Política do Brasil.
Tutor à distância: LeandroHenrique
Tutora presencial: Kelly Martins
TAGUATINGA 07/10/2013




INTRODUÇÃO

      Este trabalho tem como objetivo elaborar uma linha na formação social, econômica e política do Brasil, fazendo uma analogia desde o inicio do descobrimento do Brasil até os dias de hoje.Analisando a trajetória histórica uma melhor compreensão da sociedade brasileira.
      Abordaremos sobre o Jean-Baptiste Debret, suas obras, registrando vários momentos importantes do século XIX.
      Falaremos sobre a escravidão e como o período do Império nos influência até os dias de hoje, a relação dos índios e os português sobre o comportamento social que são identificados ate os dias de hoje. AEra Vargas e algumas das conquistas dos trabalhadores; decorreremos sobre a Ditadura militar e opressão sobre a sociedade não permitindo seus direitos de expressão. Através de pesquisas que fizemos informaremos sobre a Assinatura da constituição e a construção da nova capital (Brasília). falaremos sobre a censura e como ela teve importância ao seu “termino” para o Brasil. Dos progresso dascidades, dos meios de transporte , e das favelas que hoje em dia são chamadas de comunidades.















Cenário Social e Econômico do Brasil – Colônia Jean-Baptiste

Debret nasceu na cidade de Paris na França em 18 de Abril de 1768. Iniciou sua vida profissional, sob a influênciade Jacques-Louis David. Membro da missão artística francesa, Debret foi contratado por Dom João VI para retratar as belezas naturais e humanas do Brasil . A obra de Debret foi importantíssima para tornar o Brasil mais conhecido na sociedade intelectual francesa. Durante o período que permaneceu no Brasil, retratou inúmeros desenhos sobre a vida indígena, os negros, as paisagens litorâneas, osusos e costumes da sociedade carioca. Todas estas aquarelas estão reunidas na obra Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil, realizados a partir de seus estudos e observações. A obra de Debret é um documento de valor incomparável para o estudo da época.
Histórias do passado que ainda existem no presente.
Debret retrata muito bem a realidade da escravatura ressaltando a desvalorização ehumilhação com o ser humano. Foi sem dúvida, o maior cronista da sociedade brasileira no início do século XIX. Sem ele não se poderia ter uma documentação tão sólida do meio social brasileiro e da paisagem humana da época. As obras de Debret merecem destaque, pois, retratam os modos de vida da sociedade brasileira no século XIX. Cenas que hoje em dia não se vê mais, mas isso não quer dizer que não existemais escravidão, ela esta de forma diferenciada, meio que clamufadas, pois em muitas cidades pequenas existem pessoas inclusive crianças sendo escravizadas.Na época era costume o Pai ir na frente, Ele era chamado de “chefe da família”Depois seguiam os filhos,do mais novo para o mais velho. A mãe sempre vinha atrás dos filhos. Depois dela caminhavam os escravos, primeiro as mulheres, em seguidaos homens e as crianças. Nos dias atuais não existe mais esse costumes todos podem andar igualmente e as mulheres podem andar sozinhas sem presenças de empregados.
Debret retrata as fontes de cultura natural de subsistência da época tais como: o feijão, o colorau, o aipim (mandioca) o milho, a beterraba branca entre outras como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Atps Formação
  • ATPS DE FORMAÇÃO
  • atps formação
  • ATPS FORMAÇÃO
  • atps de formação
  • ATPS Formação de Preço
  • atps de custos e formação de preço
  • Atps formação social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!