ATPS-Fisioterapia Dermato-Funcional 2ºetapa.

3073 palavras 13 páginas
INTRODUÇÃO

Uma área antes pouco reconhecida e chamada de fisioterapia estética, vem crescendo dia após dia a atual fisioterapia dermato funcional, mostrando que é uma linha que vai além de caprichos estéticos, e sim cuidar o paciente em prevenção e reabilitação de patologias sempre visando a autoestima e bem estar, como as outras áreas. A dermato – funcional tem variados tipos de tipos de técnicas para chegar ao objetivo do tratamento, vai desde o instrumento primordial dentro da fisioterapia que são as mãos do terapeuta até a ajuda de instrumentos computadorizados disponíveis graças a rápida evolução da tecnologia que temos vivido. Depende do terapeuta após uma avaliação e sempre observando com atenção as contra indicações de cada técnica e instrumento discernir o melhor para o tratamento do paciente.

1 RECURSOS USADOS NOS TRATAMENTOS DERMATOS-FUNCIONAIS
A Fisioterapia dermato-funcional é uma especialidade que dispõe de inúmeros recursos no tratamento das disfunções dermatológicas, incluindo tratamento facial e corporal que vão além da estética. Com objetivo de otimizar a saúde, atingindo o bem-estar do paciente/cliente. Dentre as principais técnicas para atingir tais finalidades, citamos os recursos manuais, cisesioterápicos e os eletro-foto-terápicos. Descreveremos mais sobre os mesmos a seguir.

1.1 MASSAGEM CLÁSSICA
A massagem clássica é uma técnica manual que promove uma compressão rítmica do corpo, com o propósito de se obter efeitos terapêuticos. Essa técnica manual atua nos diversos tipos de tecidos, como o muscular e o circulatório (sanguíneo/linfático), mobilizando estruturas variadas. Dentre os recursos utilizados nessa área, a massagem clássica ganha destaque pela grande variedade de técnicas, além de sua ampla aplicabilidade. Sendo seus principais efeitos terapêuticos:
Efeitos metabólicos: A massagem estimula o metabolismo, causando um aumento da circulação sanguínea nas regiões em que se

Relacionados