ATPS FHTMSS III

3038 palavras 13 páginas
FAC I

Serviço Social
Fundamentos Históricos Teóricos e Metodológicos do Serviço social III

Sirlene Regina S. P. Santos. RA-6788404499
Silvia Dias RA-
Sandra Ap. Souza RA-
Luciano Machado RA-

Tutora: Elaine Cristina V.V. Gomes
Campinas 18/10/2014
Possibilidades de Atuação do A.S no Mundo Contemporâneo

Neste sentido, desenvolve atividades na abordagem direta da população que procura as instituições e o trabalho do profissional e por meio da pesquisa, da administração, do planejamento, da supervisão, da consultoria, da gestão de políticas, de programas e de serviços sociais.
O Serviço Social atua na área das relações sociais, mas sua especificidade deve ser buscada nos objetivos profissionais tendo estes que serem adequadamente formulados guardando estreita relação com objeto. Essa formulação dos objetivos garante-nos, em parte, a especificidade de uma profissão. Em consequência, um corpo de conhecimentos teóricos, método de investigação e intervenção e um sistema de valores e concepções ideológicas conformariam a especificidade e integridade de uma profissão. O Serviço Social é uma prática, um processo de atuação que se alimenta por uma teoria e volta à prática para transformá-la, um contínuo ir e vir iniciado na prática dos homens face aos desafios de sua realidade.
O assistente social é um profissional que tem como objeto de trabalho a questão social com suas diversas expressões, formulando e implementando propostas para seu enfrentamento, por meio das políticas sociais, públicas, empresariais, de organizações da sociedade civil e movimentos sociais. A questão social, como matéria de trabalho, não esgota as reflexões. Sem sombra de dúvidas, ela serve para pensar os processos de trabalho nos quais os assistentes sociais, em uma perspectiva conservadora, eram “executores terminais de políticas sociais”, emanadas do Estado ou das instituições privadas que os emprega.
No processo de

Relacionados

  • ATPS FHTMSS III
    3004 palavras | 13 páginas
  • ATPS FHTMSS III
    3397 palavras | 14 páginas
  • ATPS FHTMSS III 4
    3237 palavras | 13 páginas
  • ATPS FHTMSS III Pronta 1
    3471 palavras | 14 páginas