ATPS fenomenos de transporte etaps 1 e 2 concluido

1394 palavras 6 páginas
1. OBJETIVO
Compreender a mecânica dos fluídos, suas propriedades, aspectos teóricos e práticos para solução de problemas alheios ou industriais, onde a física respalde a tomada de decisão.
ETAPA 1
Passo 1
1.1. MECÂNICA DOS FLUÍDOS
A mecânica dos fluídos é o ramo da mecânica que estuda o comportamento físico dos fluidos e suas propriedades. Os aspectos teóricos e práticos da mecânica dos fluidos são de fundamental importância para a solução de diversos problemas encontrados habitualmente na engenharia, sendo suas principais aplicações destinadas ao estudo de escoamentos de líquidos e gases, máquinas hidráulicas, aplicações de pneumática e hidráulica industrial, sistemas de ventilação e ar condicionado além de diversas aplicações na área de aerodinâmica voltada para a indústria aeroespacial. O estudo da mecânica dos fluidos é dividido basicamente em dois ramos, a estática dos fluidos e a dinâmica dos fluidos. A estática dos fluidos trata das propriedades e leis físicas que regem o comportamento dos fluidos livre da ação de forças externas, ou seja, nesta situação o fluido se encontra em repouso ou então com deslocamento em velocidade constante, já a dinâmica dos fluidos é responsável pelo estudo e comportamento dos fluidos em regime de movimento acelerado no qual se faz presente a ação de forças externas responsáveis pelo transporte de massa. Dessa forma, pode-se perceber que o estudo da mecânica dos fluidos está relacionado a muitos processos industriais presentes na engenharia e sua compreensão representa um dos pontos fundamentais para a solução de problemas geralmente encontrados nos processos industriais.
No automóvel são encontradas essas aplicações:
Sistema de freios de automóveis: compreendem dois pedais de acionamento ate os discos e tambores de freios, num primeiro momento quando acionado os pedais este envia o comando para o servo freio que é o equipamento que envia o óleo hidráulico através da tubulação ate que chegue nos pistões que pressionam as

Relacionados