ATPS - FAOO etapa 2,3,4

2217 palavras 9 páginas
FACULDADE ANHANGUERA DE BELOHORIZONTE
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
ANALISE E PROJETO ORIENTADO A OBJETOS

ATPS
Parte 2, Parte 3, Parte 4

PROFESSOR: JULIANA SANTIAGO
BELO HORIZONTE 25 DE MARÇO DE 2014

ETAPA 2
Resumo 2.1 – Casos de Uso.
Casos de uso são narrativas em texto, amplamente utilizadas para descobrir e registrar requisitos. Eles influenciam muitos aspectos de um projeto, casos de uso não são diagramas, são textos. Caso de uso é uma coleção de cenários relacionados de sucesso e fracasso, que descrevem um ator usando um sistema como meio para atingir um objetivo. Por Exemplo, temos a seguir um caso de uso em um formato informal que inclui alguns cenários alternativos. Ator, é algo com comportamento, tal como uma pessoa (identificada por seu papel). Cenário é uma seqüência especifica de ações e interações entre atores e o sistema; é também chamado de instancia de caso de uso. O PU define o modelo de caso de uso dentro da disciplina de requisitos, modelo de caso de uso pode opcionalmente incluir um diagrama de caso de uso UML para mostrar o nome de casos de uso, atores e seus relacionamentos. Isso da um belo diagrama de contexto de um sistema e do seu ambiente. Fornece também um modo rápido de listar os casos de uso por nome.

Resumo 2.2 – Diagrama de caso de Uso
Diagramas de casos de uso costumam conter o seguinte: Casos de uso, Atores, Relacionamentos, que podem ser de: Generalização, Associação.
Caso de uso é uma seqüência de ações que um sistema executa para produzir um resultado de valor observável por um ator, e que graficamente o caso de uso é representado por uma elipse e todo caso de uso deve ter um nome que o diferencie entre os demais. Ator, é alguém ou alguma coisa que interage com o sistema, um ator é representado graficamente por um ícone de um “homenzinho” (stickman). Relacionamento de generalização significa que um caso de uso filho herda o comportamento e o significado do caso de uso pai e é representada graficamente por

Relacionados