ATPS Exerccios Mendel

1604 palavras 7 páginas
Exercícios ­ Leis de Mendel 1. Gregor Mendel, considerado o pai ou fundador da genética clássica, realizou experimentos com plantas produtoras de ervilhas. Para demonstrar suas hipóteses,
Mendel usou este tipo de vegetal por que:
A) o androceu e o gineceu estão presentes numa mesma flor, o que facilita a ocorrência da autofecundação.
B) a semente apresenta apenas dois cotilédones, que absorvem as reservas alimentares para a nutrição do embrião e o desenvolvimento das ervilhas.
C) as características anatômicas das suas flores facilitam a fecundação cruzada e assim possibilitam a observação das características genéticas puras.
D) os grãos de pólen são transferidos para o estigma de um mesmo estróbilo, já que as folhas modificadas situam­se muito próximas umas das outras.
E) o número de descendentes por geração é pequeno e as gerações são longas, o que facilita a observação das características da flor e da semente. 2. Alguns estudos com gêmeos idênticos mostraram que o QI, a altura e os talentos artísticos podem ser diferentes entre esses indivíduos. A melhor explicação para essas diferenças é que:
A) a hereditariedade e o ambiente não possuem influência sobre a expressão dos fenótipos. B) o ambiente e os genes interagem no desenvolvimento e expressão das características herdadas. C) o genótipo dos gêmeos depende da interação da dieta e do controle hormonal.
D) as características QI, altura e talentos artísticos dependem apenas do ambiente.
E) os alelos responsáveis por essas características possuem efeito fenotípico múltiplo. 3. Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, associando os conceitos aos respectivos termos.
I – Genoma
II – Crossing over
III – Fenótipo
IV – Alelo
V – Gene
( ) troca de fragmentos de cromossomos homólogos na primeira divisão da meiose.
( ) conjunto de

Relacionados

  • Projeto Aprender
    27553 palavras | 111 páginas
  • Genetica
    135307 palavras | 542 páginas