ATPS Etica

Páginas: 6 (1441 palavras) Publicado: 13 de maio de 2014
Cooperativas agropecuárias: uma análise sociopolítica

O estudo mostra através de dados e balanços financeiros qual o real impacto das cooperativas para o desenvolvimento de uma região. E como é administrada uma cooperativa que é diferente de outras organizações porque combinada associação e empresa, fins econômicos e sócias. Mas antes é importante entender:





COMO FUNCIONAM ASCOOPERATIVAS?
Júlio César Zanluca
As Sociedades Cooperativas estão reguladas pela Lei 5.764, de 16 de dezembro de 1971, que definiu a Política Nacional de Cooperativismo e instituiu o regi­me jurídico das Cooperativas.
Cooperativa é uma associação de pessoas com interesses comuns, economicamente organizada de forma democrática, isto é, contan­do com a participação livre de todos e respeitandodireitos e deveres de cada um de seus cooperados, aos quais presta serviços, sem fins lucrativos.
CARACTERÍSTICAS GERAIS DA SOCIEDADE COOPERATIVA 
A sociedade cooperativa apresenta os seguintes traços característicos: 

2)                  O objetivo principal é a prestação de serviços.
3)                  Pode ter um número ilimitado de cooperados.
4)                  O controle é democrático:uma pessoa = um voto.
5)                  Nas assembléias, o “quorum” é baseado no número de cooperados.
6)                  Não é permitida a transferência das quotas-par­te a terceiros, estranhos à sociedade, ainda que por herança.
7)                  Retorno proporcional ao valor das operações.
8)                  Não está sujeita à falência.
9)                  Constitui-se por intermédioda assembleia dos fundadores ou por instrumento público, e seus atos constitutivos devem ser arquivados na Jun­ta Comercial e publicados.
10)              Deve ostentar a expressão “cooperativa” em sua denominação, sendo vedado o uso da expres­são “banco”.
11)              Neutralidade política e não discriminação religiosa, social e racial.
12)              Indivisibilidade do fundo de reservaentre os sócios, ainda que em caso de dissolução da sociedade.
Saliente-se que a cooperativa existe com o intuito de prestar serviços a seus associados, de tal forma que possibilite o exercício de uma atividade comum econômica, sem que tenha ela fito de lucro
Ou seja entende-se que o principal objetivo de uma cooperativa é o social. Fazer com que seu membros cada um com sua função contribua parao desenvolvimento da cooperativa trazendo rentabilidade a todos.

Exemplo: Coamo Agroindustria Cooperativa


Cooperativismo no Brasil
O cooperativismo brasileiro é hoje uma importante força econômica no País, composto por 6.586 cooperativas singulares dos diversos ramos, com  9.016.527 milhões de cooperados, gerando de forma direta, cerca de 296 mil empregos. As cooperativas sãoresponsáveis por um volume de transações econômicas equivalente a 6% PIB (Produto Interno Bruto). A primeira cooperativa, constituída no ano de 1.902, ainda está em atividade.
O sistema cooperativista é composto por em 13 ramos, de acordo com as especificidades das respectivas atividades econômicas. O ramo mais forte em termos de faturamento é o agropecuário. Em número de cooperativas é o de trabalho e, emnúmero de cooperados, é o ramo de consumo. 
Contabilidade de uma Cooperativa


Uma cooperativa tem os dois modelos de empresa social e financeiro para enteder estas duas transações pode-se solicitar a contabilidade separada destes dois investimentos portanto algumas utilizam da mesma base ativo (grupo do Permanente, Imobilizado) e nas reservas (Grupo do Patrimônio Líquido), para transparênciasde suas transações.
É inevitável que estas cooperativas gerem receitas desta forma a algumas obrigatoriedades como balanço patrimonial e demonstração do resultado do exercício. Outras apesar de importantes para os administradores e associados são opcionais como: demonstração das sobras ou perdas à disposição da Assembléia Geral Ordinária (AGO),
demonstração das mutações do patrimônio...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Atps de ética
  • Atps de ética
  • Atps ética
  • Atps Etica
  • Atps etica
  • atps etica
  • Atps de etica
  • atps etica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!