Atps Etapa 1 E 2 Pronta Word03

1354 palavras 6 páginas
ANHANGUERA EDUCACIONAL – UNIDADE 2
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
CONTABILIDADE DE CUSTOS

Aline Borges RA: 6620371075
Júlio César Rodrigues RA: 1299519594
Letícia da C Ferreira RA: 6618342445
Natiele Rodrigues RA: 6814001577

Atividades Práticas Supervisionadas – ATPS
Etapa 01 e 02.

PROFESSORA ANTONIA JAIRI

CAMPINAS
04/2015
Etapa 1 – Passo 03
Termologia de Custos

Na contabilidade de custos para melhor esclarecimentos e para que a classificação seja mais eficaz, utilizamos as seguintes nomenclaturas:

Gastos: Compra de um produto ou serviço que gera um desembolso para a entidade, como compra de matéria prima, com mão de obra, honorários da diretoria entre outros. Desembolso: Pagamento na aquisição de algum bem ou serviço, pode acontecer antes ou depois da compra. Investimento: Gasto ativado em função da sua vida útil, esses são estocados em ativos da empresa, são classificados como investimentos circulantes (matéria- prima- estoque), não circulantes (máquinas). Custos: Gasto relativo a algum bem ou serviço utilizado na produção do mesmo. Ele e também um gasto, reconhecido como custo no momento da utilização na produção para a fabricação de um produto. Dividimos em Custo Direto e Indireto.
Custo Direto: que se identifica diretamente ao produto a ser custeado, está ligado diretamente ao bem ou serviço em função do custo, não necessita de rateio para o objeto custeado. Os Custos Diretos se identificam com a produção do produto ou serviço mantendo uma correspondência proporcional. Exemplo de Custo Direto: matéria prima utilizada na fabricação do produto, mão de obra. Na apropriação dos custos direto a empresa deve ter um sistema de requisições para saber qual produto foi utilizado, qual material sairá do almoxarifado. Para mão de obra a empresa deve ter um sistema de apontamentos onde se verifica quais operários trabalham em cada produto, no período e por quanto tempo.
Custos Indiretos: Não se aplica diretamente ao produto ou serviço no momento de sua

Relacionados