ATPS Etapa 1 Funcionameto IPC E RMI

336 palavras 2 páginas
IPC
A comunicação entre processos, (Inter- Process Communication, "IPC") nada mais é do que a interação mecanizada entre eles mesmos.
A execução de um processo faz parte do sistema operativo, entre outras coisas,a criação de um contexto de execução próprio que podemos dizer que esconde o processo dos componentes reais do sistema. Devido a esta virtualização dos recursos, o processo não tem conhecimento dos outros processos e, não consegue trocar informação.
IPC ou comunicação entre-processos, como o nome já diz, serve para que processos diferentes comuniquem-se uns com os outros passando dados, mensagens, comunicações de estados entre eles, etc.
Em alguns sistemas operacionais, processos que estão trabalhando juntos, geralmente, têm uma área de armazenamento comum que cada um pode ler e escrever.

RMI
Java RMI (Remote Method Invocation) permite que objetos Java executando no mesmo computador ou em outros computadores comuniquem entre si por chamadas de métodos remotos. Essas chamadas de métodos são semelhantes aquelas que ocorrem entre objetos de um mesmo programa.
RMI está baseado em uma tecnologia anterior semelhante a para programação procedural, chamada de chamada de procedimentos remotos (Remote Procedure Calls, ou RPC), desenvolvida nos anos 80.
Sendo uma extensão de RPC, Java RMI permite comunicação distribuída de um objeto Java com outro. Uma vez que um método (ou serviço) de um objeto Java é registrado em um Servidor de Nomes como sendo remotamente acessível, um cliente pode pesquisar esse serviço e receber uma referência que permita uma referencia que permita receber o mesmo (isto é, chamar seus métodos). A sintaxe usada em chamadad de métodos remotos é identica aquela de uma chamada para o método de outro objeto no mesmo programa. Como ocorre em RPC, o empacotamento dos dados é tratado pelo RMI. O programa não precisa se preocupar com a transmissão dos dados sobre a rede. RMI também não exige que o programador domine qualquer linguagem particular para

Relacionados