ATPS ETAPA 1 CONTABILIDADE 1

Páginas: 11 (2555 palavras) Publicado: 10 de abril de 2015
ANHANGUERA EDUCACIONAL Ltda.

Faculdade Anhanguera de Taboão da Serra
Curso de Graduação em Administração
Aluno: Izabela Pereira de Souza RA: 8634252885
Aluno: Jaqueline Silva de Jesus RA: 8635265271
Aluno: Lilian Guedes do Nascimento RA: 8634250452
Aluno: Maria Estela Oliveira Dantas RA: 1299293831

Série: 3 C



ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISONADA CONTABILIDADE GERAL



Professor: Claudio SilvaTaboão da Serra-SP
21/03 de 2015



Introdução
O projeto a seguir nos proporcionará um breve entendimento de como confeccionar um balancete patrimonial de uma empresa apontando seus bens, direitos, obrigações, deveres, lucros, saldos negativos e/ou positivos visando obter um único resultado entre os créditos e os débitos do balanço.





















ETAPA 1
Métodos de Escrituração:
Escritura:Registro dos fatos que irão afetar o patrimônio, esse registro e chamado de lançamento nos livros contábeis. Também pode ser entendido por um conjunto de lançamentos, esse e o inicio na existência dos documentos, que são comprovação dos fatos.
Método de Escrituração é o meio pelo qual procedemos ao registro de fatos contábeis. Embora haja diversas maneiras diferentes de escriturar os fatoscontábeis, todas elas procedem de dois métodos fundamentais: o método das Partidas Simples e o método das Partidas Dobradas.
Temos dois exemplos de métodos de escrituras:
Métodos de partida simples: Controle individual, ou seja, não consegue se relacionar entre si. Este método encontra-se em desuso por ser incompleto e deficiente. Nele, registramos apenas as operações realizadas com pessoas, omitindo-seo registro de elementos do patrimônio e do resultado. Todos os itens do patrimônio e do resultado como mercadorias, veículos, imóveis, despesas, receitas, etc., são controlados extras contabilmente. Nele, apenas uma das operações débito (D) ou crédito (C) é contabilizado.
Métodos das partidas dobradas: Neste caso as contas possuem relação entre elas, essas são as mais usadas nas entidades. Estemétodo reza que em cada lançamento, o valor total lançado nas contas a débito deve ser sempre igual ao total do valor lançado nas contas a crédito. Ou seja, não há devedor sem credor correspondente. A todo débito corresponde um crédito de igual valor e vice-versa. Se aumentar de um lado, deve consequentemente aumentar do outro lado também. Como é mais comum uma transação conter somente duasentradas, sendo uma entrada de crédito em uma conta e uma entrada de débito em outra conta, daí a origem do nome "dobrado"
A ordem de escrituração pode existir de diversas formas. Uma forma possível tem inicio com o livro diário, cada lançamento e feito cronológico, seguindo um padrão que determina as informações feitas, depois transcreve o lançamento para o livro razão, e elabora o balancete deverificação. Com esse intuito vai verificar a igualdade toda de saldo devedora e credores.
Livro Diário: As empresas que utilizam fichas, são obrigadas a adotar o livro próprio para a inscrição das demonstrações financeiras.
Em resumo, o Diário registra oficialmente todas as transações de uma empresa. Sendo assim, é necessário que ele atenda determinadas exigências e preencha certas formalidades. Estasformalidades têm a ver com sua apresentação exterior (formalidades extrínsecas) ou com a escrituração (formalidades intrínsecas). Verificando a igualdade "saldo credores e saldos devedores", para ai então gerar os relatórios contábeis. Exemplo :
1º Local e Data do Fato;
2º Conta a ser Debitada;
3º Conta a ser Creditada;
4º Histórico;
5º Valor;
Livro Razão: O lançamento no livro Razão é muitoimportante para as empresas, pois, com a totalização individual das contas, possibilita saber a qualquer momento, o saldo de cada uma delas. Com esses dados fornecidos através da escrituração do livro razão, temos o controle do patrimônio, e essas informações trazem resultados positivos para melhor administrar as organizações empresarias. Exemplo:
Nome da conta
Data do lançamento: dia, mês e ano de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Etapa 1 atps contabilidade
  • Etapa 1 ATPS Contabilidade
  • ATPS CONTABILIDADE ETAPA 1
  • ATPS Contabilidade de Custos Etapa 1 1 1
  • ATPS ETAPA 1 E 2 CONTABILIDADE
  • ATPS Etapa 1 Contabilidade Gerencial
  • ATP ETAPA 1 E 2 CONTABILIDADE
  • ATPS CONTABILIDADE INTERNACIONAL ETAPA 1

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!