ATPS Estrutura e organização da orgazação brasileira

2242 palavras 9 páginas
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE LETRAS

ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Estrutura e Organização da Educação Brasileira”, sob orientação do professor-tutor a distância ELAINE DA SILVA BROGES.

PINDAMONHANGABA
2013
INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é conhecer as legislações educacionais vigentes no nosso país. Estas últimas referem-se aos sistemas de ensino existentes nas esferas administrativas, onde a projeção do sistema de ensino pode ser facilitada, ou não, pela administração adotada.
Veremos que as esferas, instâncias e competências administrativas, que possuem um modelo de autonomia organizacional, podem proporcionar um perfil flexível de estruturação. Isso é necessário para que todos entendam a estrutura e a organização do ensino por meio da compreensão de seus aspectos legais, organizacionais e estruturais. Conhecer o sistema serve, também, para qualificar e atualizar as expectativas sociais e institucionais sobre a ação de educar em espaço e tempo concretos.
Neste estudo notaremos que há um privilégio por conceitos, definições, diretrizes e confrontos de dados sobre a nossa realidade, podendo ser observado a evolução das instituições, princípios e finalidades da estrutura de ensino, da parte administrativa, da organização curricular e pedagógica, saberemos, assim, sobre a organização e o funcionamento da escola.
Conheceremos as estruturas federais, estaduais e municipais, bem como suas abrangências e competências.
Além disso, veremos e entenderemos a educação brasileira diante de seus níveis e modalidades de ensino, as relações entre os sistemas de ensino e as influências mútuas entre eles. Compreenderemos as formas de organização e estruturação dos diferentes sistemas.
Depois de lermos sobre estrutura e organização da educação brasileira entenderemos os

Relacionados