Atps - estrutura e organização da educação

Páginas: 5 (1048 palavras) Publicado: 22 de março de 2012
Situação I: O que os alunos aprendem numa série influenciará sua aprendizagem no ano seguinte.
Não dá para criar uma situação de ensino-aprendizagem se não houver o interesse do educador em saber as características que cada turma necessita para entender e assim aprender. Ao longo do ano, essas características vão ficando evidentes, e se torna mais fácil a prática do ensino, porém se o professornão voltar sua atenção para esse ponto, certamente terá problemas desde indisciplina até a falha no aprendizado do aluno.
É necessário ao educador saber estabelecer limites e valorizar a disciplina, e para isso é preciso uma autoridade sem agressividade, ou seja, impor respeito sem autoritarismo.
O que os alunos aprendem e da maneira que os alunos aprendem influenciará no seu aprendizado nosanos seguintes, pois seu desempenho depende do conhecimento que têm e a aceitação a maneira que isso lhes é passado. É importante verificar o que o aluno já sabe e como consegue aprender, levando em consideração suas condições e sua cultura, valorizando assim a educação e o aluno.

Situação em sala de aula:

Pedro acaba de entrar no 6º ano, veio da turma da professora Maria; ela que é muito docee calma, se empenha ao máximo para ensinar cada aluno individualmente. Todos dizem que a sala da Maria é muito indisciplinada, porém ela trata cada aluno como especial, manda atividades para casa todos os dias e acompanha o desenvolvimento de cada aluno junto com seus pais a quem, frequentemente, pede o comparecimento na escola.
Pedro está acostumado com Maria, embora indisciplinado, Pedro gostada atenção que Maria dá a ele, faz os exercícios com certa dificuldade e só entende a matéria porque tem a constante companhia da professora Maria ao seu lado durante os exercícios, mas agora Pedro entrou no 2º ciclo do fundamental e acaba de receber diversos professores: Julia de português, Alfredo de matemática, Ricardo de história, entre outros professores. Pedro se sente deslocado, tem muitadificuldade com português e não consegue acertar nas contas. A professora Julia é muito brava, não deixa que os alunos se levantem, e sempre que Pedro pede a atenção dela, ela pede um momento, e acaba não porque não dá tempo. Além disso, ela grita bastante e Pedro não consegue entender nada. Nas aulas de matemática é ainda pior. O professor Alfredo fala bem devagarzinho, mas os alunos não se sentame não param de gritar um só minuto. Quando Pedro ouve o que o professor diz, consegue entender alguma coisa, mas não tudo porque não consegue receber a atenção que precisa do Alfredo.
Os pais de Pedro são bem pobrezinhos, trabalham colhendo cana de açúcar para um agricultor da região que moram, eles moram no fundo da casa do agricultor. Não têm estudo e por isso mesmo não conseguem dar auxílioao filho nas matérias em que têm dificuldade. Não vão a escola porque a condução é difícil. Só vão quando o professor chama e como nesse ano em que João está nenhum professor chamou, os pais de Pedro não comparecem a escola dia nenhum.
Pedro então se torna mais indisciplinado, não quer saber de nada porque não entende nada. Vai a direção quase todos os dias mandado pelo Alfredo ou pela Julia quenão suportam mais o menino. E Pedro vai seguindo pelo 6º ano sem entender nada e sem a atenção de ninguém.

Solução:

Os professores deveriam adotar certas posturas para um melhor comportamento dos alunos:
* É importante, na sala de aula, estabelecer uma relação que favoreça a construção conjunta do conhecimento;
* O professor é mediador no processo de aprendizagem e responsável pelascondições para que ela ocorra;
* O conhecimento prévio, trazido pelo aluno, deve ser valorizado e uti1izado na construção do conhecimento.

Quanto à indisciplina do aluno, o Decreto-Lei nº 270/98 de 1 de Setembro - Direitos e deveres gerais dos alunos e regras de disciplina diz que:

Seção I
Artigo 12º

1 – O comportamento do aluno que contrarie as normas de conduta e de convivência e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Atps- estrutura e organização da educação brasileira
  • Atps-estrutura e organização da educação brasileira
  • Atps de estrutura e organização da educação brasileira
  • Atps estrutura e organizaçao da educação brasileira
  • Atps
  • ATPS Estrutura e Organização da Educação Brasileira
  • atps
  • Atps estrutura e organização da educação brasileira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!