ATPS estatistica 3SEm.

883 palavras 4 páginas
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
ESTATÍSTICA APLICADA

ETAPA 1
RELATÓRIO 1 – INTRODUÇÃO À ESTATISTICA DESCRITIVA
Neste trabalho iremos abordar os conceitos introdutórios de Estatística Descritiva e sua utilização na área da Administração.
Estatística é a ciência que se ocupa de coletar, organizar, analisar e interpretar dados a fim de tomar decisões. Ela é muito importante para a Administração que envolve o planejamento de projetos a serem desenvolvidos. Ao passar dos tempos tanto a estatística como a Administração vem passando por evoluções e cada vez mais a técnica vem colaborando com os estudos organizacionais, ela é de grande colaboração na área de gerenciamento e controle de qualidade. O seu objetivo é a produção e dar a melhor informação possível a partir de dados disponíveis, auxiliando na tomada de decisões.
Podemos dividir a Estatística em duas áreas: Estatística Indutiva e Estatística Descritiva.
A Estatística Descritiva procura somente descrever e avaliar um certo grupo sem tirar quaisquer conclusões ou inferências sobre um grupo maior. Pode ser resumida nas seguintes etapas:
• Definição do problema
• Planejamento
• Coleta de dados
- Critica de dados
• Apresentação de dados
- Tabelas
- Gráficos
• Descrição dos dados
Os dados poderão ser apresentados de duas formas: métodos gráficos e métodos numéricos ( envolvendo apresentações de medidas de posição e ou dispersão ).
A coleta de dados pode acontecer de varias maneiras: Censo, Amostra, simulação e experimento.

APRESENTAÇÃO GRÁFICA E TABULAR
Os gráficos são muito eficientes na apresentação de dados. Um gráfico é essencialmente uma figura constituída a partir de uma tabela, pois é quase sempre possível locar um dado tabulado num gráfico. Enquanto as tabelas fornecem uma ideia mais precisa e possibilitam uma inspeção mais rigorosa aos dados, os gráficos são mais indicados em situações que tem por objetivo dar uma visão mais rápida e fácil a respeito das variáveis as quais se

Relacionados