Atps Epidemio

298 palavras 2 páginas
PERÍODO DE PATOGÊNESE É o período de instalação e evolução de um agente morbido sobre o suscetível, que após seu inicio segue-se provocando disturbios bioquímicos, na forma e na função do organismo afetado, desenvolvendo para defeitos permanentes, cronicidade, morte ou cura. Colimon (1978) divide o período em três etapas: subclinica, prodrômica e clínica. Mausner e Bahn (1974) em pré síntomatico, clínico e de incapacitação. Leavel e Clark (1976) em interação estimulo-hospedeiro, patogênese precoce, doença precoce discernível, e doença vançada.
Sera considerado neste texto:
INTERAÇÃO ESTÍMULO-SUSCETÍVEL Etapa não agil da doença, porém com propicidade de desenvolvimento, considerando também fatores predispostos, como o cancer de pulmão com probabilidade aumentada pelo fumante.
ALTERAÇÕES BIOQUÍMICAS, HISTOLÓGICAS E FISIOLÓGICAS Etapa em que a doença esta implantada mas assintomática, e com alterações histológicas podendo ser revelado em exames clínicos e laboratoriais. É também nesta etapa que muitas doenças não evoluem devido o mecanismo de defesa natural. Horizonte Clínico; linha imaginária que separa este estágio do seguinte, abaixo dela se processam todas as manifestações bioquímicas, fisiológicas e histológicas que se antecede as manifestações clínicas da doença, denominado período de incubação.
SINAIS E SINTOMAS Ocorre acima do horizonte clínico, período em que transforma-se em sintomático, podendo passar ao período de cura, evoluir para cronicidade, invalidez ou morte.
CRONICIDADE Nesta etapa pode

Relacionados

  • VERBOS
    6307 palavras | 26 páginas
  • 22222
    405343 palavras | 1622 páginas