Atps engenharia econômica

Páginas: 9 (2202 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2012
ATPS – Engenharia Econômica


Profª Marili Siqueira da Silva



Etapa 1





Mauro Eli Rezende Filho


RA: 2505000643


Engenharia de Produção – 3º Sem/2012
















Jundiaí, 06 de Junho de 2012






Perspectiva Pós-Keynesiana





A Perspectiva Keynesiana consiste na análise detalahada e planejatória para a condução da política monetária– como metas de inflação, regras contingentes e independência do banco central – em um contexto em que a moeda apresenta certo grau de endogeneidade e é capaz de afetar variáveis reais a longo prazo. Visa, assim, levantar elementos para análise de temas atuais de política monetária em uma abordagem pós-keynesiana. As principais implicações da discussão apresentada neste artigo dizem respeito ànecessidade de coordenação entre as diversas políticas macroeconômicas, à relevância de efeitos nocivos de políticas restritivas a longo prazo, e à importância de variáveis reais, como produto e emprego, também serem alvo da política monetária.
O tema “Configuração institucional do banco central e condução da política monetária” possui relevância tanto acadêmica quanto para administradores de bancoscentrais. A literatura sobre o tema é extensa e o debate em torno da política monetária é antigo, tomando diversas formas ao longo do tempo. Pode-se mencionar, restringindo a análise apenas à segunda metade do século XX, alguns episódios importantes: i) o debate entre keynesianos e monetaristas quanto à influência da moeda sobre variáveis nominais e reais, a curto e longo prazo, bem como anecessidade ou não de regras fixas na condução da política.
Em resumo, regras para definição da taxa de juros e enfoque no comportamento da inflação têm sido elementos decisivos na condução da política monetária em diversos países no período recente.
Cabe destacar, entretanto, que a ênfase atual na utilização da taxa de juros como instrumento central de política decorre apenas de uma questão prática,qual seja, a dificuldade em controlar o estoque monetário em economias com mercados financeiros complexos e altamente especulativos. Ou seja, a transição entre controle dos agregados monetários (quantidade) e controle da taxa de juros (preço) não foi motivada e orientada por uma teoria em que a quantidade de moeda é determinada endogenamente, restando ao banco central o papel de fixar a taxa dejuros.





Relacionamento Concessor x Tomador de Empréstimos


As relações dos consumidores com os respectivos bancos está mudando. Eles demonstram maior preocupação com o serviço e estão mais relutantes em tomar empréstimos ou utilizar crédito; estão mais interessados em aumentar a poupança.
Em toda a Europa, as respostas dos gerentes, de modo geral, expressam maior otimismo em relação àsinadimplências do que na pesquisa anterior, embora ainda prevejam tendências problemáticas no que se refere a hipotecas e saques a descoberto em contas bancárias.
A oferta e a procura de crédito parecem estar mais equilibradas, o que sugere que houve uma redução na procura de crédito pelos consumidores, que agora estão mais cautelosos, e um aumento na oferta de crédito, devido a programas deestímulo econômico e maior otimismo por parte dos concessores de empréstimos. Mesmo na área de financiamento para pequenas empresas, a oferta e a procura de crédito estão mais equilibradas, graças, em grande parte, a programas de estímulo econômico governamentais.
Os bancos estão empregando ou considerando uma maior gama de estratégias para aumentar a lucratividade, sendo que a mais universal é a dealcançar especificamente os clientes com maior renda, que representam menor risco — estratégia conservadora em épocas de instabilidade econômica, mas desafiadora mesmo assim, dada a concorrência que existe para conquistar esses clientes.





Resumo Geral – Engenharia Econômica




Engenharia econômica é primeiramente um sistema de tomadas de decisões racionais, baseando-se em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Atps engenharia economica
  • Atps engenharia economica anhanguera
  • Atps engenharia economica
  • Atps engenharia economica
  • ATPS Engenharia Economica etapa 3 e 4
  • ATPS Engenharia Economica etapa 1 e 2
  • Engenharia econômica
  • Engenharia Econômica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!