Atps engenharia de manutenção

Páginas: 14 (3293 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2012
Etapa I: Modelos de Gestão Estratégica Aplicados à Manutenção

Gestão estratégica TPM

Histórico

Após a Segunda Guerra Mundial, as empresas japonesas perceberam a necessidade de ajudar a reconstruir o país, com isso se tornaram fiéis seguidores das técnicas americanas de gestão e produção. Nessa época a manutenção corretiva era usada nas indústrias, mas gerava vários problemas, como ocusto e a baixa produtividade.
Em 1951, os japoneses começaram a utilizar nas indústrias a manutenção preventiva, sistema desenvolvido nos Estados Unidos, onde se faz um acompanhamento das condições dos equipamentos e prevenção da vida útil das máquinas, através de medidas preventivas com objetivos de evitar perdas e falhas. Mas se tornou um sistema caro e com pouca eficiência.
Na década de 60,o conceito de manutenção foi aprimorado pelos japoneses, onde a manutenção produtiva começou a ganhar espaço, sua evolução iniciou quando colocaram operadores para resolverem os problemas dos equipamentos onde assumiram a responsabilidade de cuidar da sua máquina de atuação. O trabalho em equipe com o envolvimento dos empregados deu origem à ferramenta chamada de TPM.
A empresa Nippondenso Co.Ltda, fabricante de peças elétricas para a indústria automotiva do Japão, foi a pioneira a implantar o TPM pela Japan Institute Productive Management (JIPM) em meados de 1971. Esta empresa faz parte do grupo Toyota e é reconhecida pela alta produtividade e qualidade das suas peças. Com o sucesso dos resultados obtidos através da implantação do TPM a ferramenta começou a ser conhecida e implantadanas indústrias do Japão e do mundo inteiro.
O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, as empresas estão em busca do aumento da produtividade tendo excelente qualidade, diminuição dos custos, buscando a melhoria contínua nos processos nas máquinas, equipamentos e nas pessoas através de ferramentas que podem auxiliar com metodologias de qualidade. Entres várias metodologias pode-sedestacar a ferramenta Japonesa.
O TPM é um conceito gerencial que começa pela liberação da criatividade normalmente escondida e inexplorada em qualquer grupo de trabalhadores. Estes trabalhadores, freqüentemente atarefados em tarefas aparentemente repetitivas, têm muito a contribuir se, pelo menos, isto lhes for permitido.
Objetivo
Seu objetivo é promover uma cultura nas quais os operadoressintam que eles “possuem” suas máquinas, aprendem muito mais sobre elas, e no processo se liberem de sua ocupação prática para se concentrar no diagnóstico do problema e projeto de aperfeiçoamento do equipamento.
A ferramenta TPM auxilia os operadores a compreender máquinas e equipamentos e auxilia na própria manutenção dos mesmos, gerando motivação, interesse e preservação fazendo com que ascondições sejam mantidas de forma excelente.
Segundo Suzuki (1992), o TPM garante resultados dramáticos, visivelmente transforma o local de trabalho, e aumenta o nível de conhecimento e habilidades dos empregados de produção e manutenção.
Através do TPM as empresas alcançam resultados positivos, reduzindo paradas de equipamento, diminuindo perdas de tempo, defeitos de qualidade, reclamações declientes, gerando um aumento na produtividade, com redução de trabalho e custos visam eliminar os acidentes de trabalho e gera um envolvimento maior dos empregados fazendo com que os mesmo dêem sugestões de melhoria. O TPM pode transformar o local de trabalho tornando o ambiente mais agradável e mais seguro, elimina toda a sujeira e realiza mudanças deixando os clientes e visitantes com maisconfiabilidade nos produtos e na empresa.
As pessoas começam a pensar no TPM como parte do trabalho assevera Suzuki (1992).
O objetivo deste trabalho é abordar a importância da ferramenta TPM e os benefícios que a mesma pode proporcionar para as empresas através do pilar da Gestão Antecipada. O mesmo foi desenvolvido através da técnica da pesquisa a qual se classifica como básica, exploratória,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Engenharia de Manutenção
  • Engenharia de Manutenção
  • Engenharia de Manutenção
  • Engenharia de manutenção
  • Engenharia de manutencao
  • atps manutenção
  • Manutenção de software e engenharia reversa
  • Emprego da Engenharia de Manutenção

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!