ATPS EM CONSTRUu00C7u00C3O Reparado Enviar

2570 palavras 11 páginas
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP INTERATIVA

A comunicação e a língua portuguesa
Disciplina: Fundamentos e metodologia da língua portuguesa

Lavras, 00 de abril de 2015.

INTRODUÇÃO

Nesta

ATPS trataremos das possibilidades de comunicação e de trabalho com a língua

portuguesa em sala de aula, tendo o texto como objeto de estudo. Em meio à esse tema pontuaremos os seguintes assuntos: linguagem verbal e escrita, fonética e alterações, variações linguísticas, problemas da língua convencional, linguagem e comunicação, a importância da língua e seus gêneros literários. Ao longo do tempo o ensino e aprendizagem da língua portuguesa e da oralidade em nosso país vem sendo bastante discutidos pelo educadores e as preocupações em torno do fracasso escolar são evidenciadas pelas constantes pesquisas e projetos de ensino que abrangem o processo geral. O que é um assunto que requer atenção e propostas de ensino mais eficazes, pois isso influencia tanto na vida educacional e futuramente profissional do aluno quanto na sua vida pessoal.
Apesar do quadro é possível trabalhar a comunicação e a língua portuguesa em sala, utilizando textos, orações, atividades atrativas que desenvolvam o gosto pela aprendizagem nos alunos , já que a leitura e a escrita são pontes incontestáveis para que haja uma inclusão do indivíduo dentro da sociedade. Vejamos mais sobre o assunto.

LINGUAGEM VERBAL E ESCRITA

Sabemos que o principal meio de expressão do ser humano é a fala, produzida pelo aparelho fonador. Mas, possuímos um segundo meio de expressão além dos gestos: a escrita.
Sua origem é no Oriente Médio, há cerca de 5 mil anos, desde o início da prática dos desenhos e há inúmeras línguas no mundo que não dispões de registros com caracteres impressos e significativos.
A necessidade da escrita relaciona-se ao grau de complexidade das culturas. E em algumas culturas, onde é possível preservar o conhecimento do grupo transmitindo-se oralmente, de geração em geração, toda substância essencial

Relacionados